Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 28º

ISIS liberta 19 cristãos assírios após pagamento de resgate

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) libertou hoje, após o pagamento de um resgate, 19 cristãos assírios raptados na passada semana no nordeste da Síria, informou a Rede Assíria dos Direitos Humanos.

ISIS liberta 19 cristãos assírios após pagamento de resgate
Notícias ao Minuto

21:43 - 01/03/15 por Lusa

Mundo Síria

"Dezanove reféns assírios chegaram hoje à igreja de Nossa Senhora de Hassaké, depois de terem sido libertados pelo EI, indicou o responsável da organização não-governamental, com sede na Suécia, Usama Edward.

"Chegaram em dois autocarros que os transportaram de Chaddadé (bastião do EI na província de Hassaké, onde foram sequestrados) até (à cidade de) Hassaké, onde foram recebidos pelo arcebispo assírio Ehfrem Athnaeil", acrescentou.

Usama Edward afirmou que um tribunal religioso do EI decidiu no sábado libertar este grupo em troca de uma soma de dinheiro paga por cada família. O EI considera este dinheiro um imposto ('jizya') que os não-muçulmanos ('dhimmis') devem pagar.

"Até receber o dinheiro, o EI mantém duas reféns: uma menina de dez anos e a mãe", disse.

O diretor da rede afirmou desconhecer o montante exigido a cada família, mas lembrou que, em novembro, assírios sequestrados pelo EI pagaram 1.700 dólares por pessoa.

As negociações com o EI para a libertação de todos reféns foram conduzidas por responsáveis assírios e chefes tribais árabes muçulmanos e começaram no sábado.

Durante a passada semana, os 'jihadistas' raptaram 220 assírios nesta província de maioria curda. Perto de cinco mil assírios fugiram perante os avanços no terreno do EI.

Cerca de 30 mil assírios, um das mais antigas comunidades cristãs, viviam na Síria - sobretudo em Hassaké - antes do início da guerra civil em 15 de março de 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório