Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Há boas razões para comer sushi

Segundo o El País, a dieta japonesa não só é boa para perder peso como é rica em antioxidantes e ácidos ómega 3 que previnem doenças cardíaca e o envelhecimento prematuro.

Há boas razões para comer sushi
Notícias ao Minuto

14:24 - 01/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alimentação

Arroz, wasabi, chã, algas e muito peixe. Logo à partida, a dieta japonesa reúne muitos ingredientes saudáveis para o organismo e exclui tudo o que é prejudicial numa dieta ocidental: açúcar e gorduras saturadas.

Assim, parece óbvio, que comer sushi pode ser algo saudável, embora muitos alertem para o perigo de comer peixe cru. No entanto, se tivermos em conta que apenas 3,9% de japoneses são obesos, então se calhar levar a cabo uma dieta equilibrada de sushi pode ser uma ideia a ponderar, não acha?

Para além de ajudar a perder peso existe uma série de curiosidades ligadas ao sushi que, segundo o El Pais, provam que este prato é afinal benéfico para a saúde.

1. Comer Devagar. Comer sushi implica a utilização de pauzinhos e pequenas doses de comida. O facto de ter que se esforçar para conseguir levar à boca a comida só com dois paus contribui para que demore mais algum tempo a comer. Uma vez que come mais pausadamente o cérebro reconhece a sensação de saciedade e acaba por comer menos.

2. Longevidade. Está provado que os habitantes de Ogimi, no Japão, vivem muitos mais anos e os médicos atribuem isso à sua alimentação. “O consumo de atum e salmão, que possuem muito ómega 3, conferem benefícios à pele, ao cabelo, as unhas e à saúde interna do organismo”, refere a nutricionista Paula Rosso.

3. Pele Perfeita. Esta dieta elimina totalmente a carne e produtos lácteos e é rica em algas e ervas que são muito boas para a pele e combatem o aparecimento de rugas, contribuindo para uma tez perfeita. A pele agradece também por ser uma dieta com pouco açúcar, o que contribui para evitar a acne e rugas.

4. Coração Saudável. O chá verde tem propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir várias doenças cardiovasculares

5. Adeus sintomas pré-mentruais. Outra vantagem a ter em conta sobretudo para as mulheres: o alto teor de L- triptofano existente na soja ajuda a aliviar alguns dos transtornos do síndrome pré-menstrual, como o inchaço ou a fadiga.

Como tudo, o consumo exagerado de sushi ou ser demasiado rigoroso numa dieta deste género pode ser prejudicial, sobretudo para a pele que se torna mais sensível e reativa, sobretudo nas bochechas. Pode provocar também secura nos lábios e o consumo excessivo de atum e salmão pode aumentar os níveis de metais pesados nos organismos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório