Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Mugabe comemora hoje 91 anos com festa de milhões de dólares

O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, comemora hoje o seu 91º aniversário com uma festa de milhões de dólares que conta com a presença de milhares de apoiantes partidários.

Mugabe comemora hoje 91 anos com festa de milhões de dólares
Notícias ao Minuto

12:12 - 28/02/15 por Lusa

Mundo Zimbabué

A festa está a causar polémica devido à escala dos festejos, que decorrerão num hotel de luxo na cidade de Victoria Falls e que incluem o abate de dois elefantes, constando também da ementa dois búfalos, cinco impalas e dois antílopes negros.

Os críticos consideram "obscenas" estas festividades, num país onde milhões de pessoas vivem na pobreza.

Mugabe está no poder desde 1980, desde a independência da Grã-Bretanha, e é o líder mais antigo do mundo.

Ao mesmo tempo em que é saudado por muitos dos seus pares africanos como herói da libertação, os críticos afirmam que ao longo das décadas seguintes Mugabe passou de alguém em quem o povo tinha esperança para "um caso perdido", atropelando direitos humanos, justiça e democracia.

Levou a cabo uma "reforma agrária" sangrenta que expulsou a maioria dos fazendeiros brancos do país e causou a escassez de alimentos e hiper-inflação, mas numa entrevista para assinalar o seu aniversário Mugabe admitiu que errou ao dar vastas extensões de terra aos agricultores negros mal-equipados.

"Acho que as fazendas que demos às pessoas são muito grandes. Eles não conseguem geri-las", disse Mugabe.

Na mesma entrevista, minimizou a queda que deu no início deste mês.

"Ainda não estive com uma pessoa que nunca tenha caído. Foi uma ligeira queda, falhei um degrau", disse Mugabe à televisão controlada pelo Estado.

O homem que afirma que vai viver até aos 100 anos desmentiu, até agora, todos os rumores sobre o seu estado de saúde -- depois de várias vezes o terem dado como moribundo, padecendo nomeadamente de cancro -- ou a eventual intenção de passar o testemunho do poder.

A Constituição zimbabueana permite-lhe teoricamente manter-se no poder até aos 99 anos.

Os primeiros anos do novo Zimbabué, após a independência, em 1980, foram para ele os bons tempos dos abraços e apertos de mão com os dirigentes de todo o mundo. Foram, então, exaltadas as suas vitórias -- reais -, os seus programas de construção de escolas, hospitais e casas para a maioria negra, antes marginalizada.

Mas desde logo o Ocidente preferiu não ver que as eleições decorriam num clima de intimidação e que uma brutal repressão se abateu, a partir de 1982, sobre a província de Matabeleland (oeste), terra dos Ndebeles conquistada ao seu adversário Joshua Nkomo. O balanço dos massacres é de entre 10 mil e 20 mil mortos.

Robert Mugabe soube depois silenciar todas as oposições, quer através de purgas no Zanu-PF, o seu próprio partido, quer arranjando maneira de ganhar todas as eleições.

Depois de ter arruinado o Zimbabué ao adotar uma política económica desastrosa, Robert Mugabe foi, no entanto, reeleito em 2013 para um novo mandato de cinco anos. Os seus adversários, confortados por alguns observadores independentes, garantem que ele cometeu fraude, nomeadamente manipulando as listas eleitorais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório