Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Líderes da CPLP defendem mais parcerias e ações conjuntas noutros países

Líderes empresariais da CPLP defenderam hoje mais parcerias, consórcios e sinergias entre empresas e empresários dos vários Estados membros, especialmente para atuar em conjunto em terceiros países.

Líderes da CPLP defendem mais parcerias e ações conjuntas noutros países
Notícias ao Minuto

11:43 - 28/02/15 por Lusa

Mundo Timor-Leste

Num encontro em Díli, em que Timor-Leste assumiu a presidência da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), membros da entidade destacaram o potencial da organização que reúne hoje nove países e um mercado de mais de 200 milhões de pessoas.

Salima Abdula, presidente da CE-CPLP, considerou que com a presidência de Timor-Leste o projeto torna-se "mais abrangente", procurando "promover e acompanhar a transformação do setor privado" na CPLP.

"Acreditamos que podemos tirar proveito do grande potencial de abrangência da nossa comunidade, aproveitando sinergias, experiências de sucesso e as melhores práticas dos nossos empresários para diminuir as disparidades e promover as oportunidades, produtos e recurso da CPLP", afirmou.

"Só assim podemos contribuir para o fortalecimento das relações económicas e empresariais entre os Estados membros da CPLP", considerou.

Para o responsável da entidade, a CPLP precisa de um setor privado "moderno, inovador, forte e eficiente" que possa quer assumir as suas responsabilidades sociais quer ser o motor do crescimento económico "inclusivo, sustentável, ecológico".

Jorge Matos, presidente da mesa da Assembleia Geral da CE-CPLP, também destacou o potencial da CPLP, lembrando que representa 4,6% do PIB e 2,5% do comércio mundiais e que deve ser um espaço de "cooperação económica e dinamismo empresarial"

A CE-CPLP, disse, deve ser, enquanto "expressão das dinâmicas empresariais", um "dispositivo de inteligência económica essencial".

É essencial, insistiu, intensificar as relações empresariais e económicas no seio da CPLP, especialmente em plataformas empresariais e sinergias, apostando em ações conjuntas, de empresas que possam inserir-se "competitivamente nas cadeias de valor globais".

"As janelas de oportunidade só se abrem para quem tem uma estratégia e sabe para aonde quer ir. É na solidez dessa construção e na beleza desse arquitetura que temos que trabalhar e investir", afirmou.

Óscar Lima, presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste (CCITL), disse por seu lado que é vital fortalecer a cooperação económica dentro da CPLP, particularmente a nível empresarial.

Nesse sentido, disse, Díli vai organizar ainda este ano uma cimeira internacional de confederações empresariais da CPLP e a CCITL vai promover um encontro para estimular as ligações intermunicipais de empresários.

Timor-Leste assumiu hoje em Díli a presidência da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP), numa cerimónia presidida pelo chefe do Governo timorense, Rui Maria Araújo, e onde várias entidades timorenses se associaram à organização.

Jorge Serrano, presidente do grupo GMN-H e presidente da Associação Nacional dos Jovens Empresários de Timor-Leste (ANJET), tomou posse como presidente de honra da entidade.

O moçambicano Salimo Abdula assumiu, por seu lado, a presidência da direção, devendo tomar posse mais tarde o angolano José Severino como presidente do Conselho Fiscal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório