Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Três dos espanhóis detidos por combaterem na Ucrânia são ex-militares

Três dos oito espanhóis detidos hoje em Espanha por combaterem na Ucrânia ao lado dos separatistas são ex-militares do exército espanhol e pertencem a movimentos de extrema-esquerda, segundo fontes judiciais citadas pela agência EFE.

Três dos espanhóis detidos por combaterem na Ucrânia são ex-militares
Notícias ao Minuto

16:41 - 27/02/15 por Lusa

Mundo Espanha

Outros três, detidos na região de Madrid, conheceram-se já na Ucrânia, segundo a imprensa. Com idades entre os 24 e os 28 anos, um estava desempregado, outro era porteiro de discoteca e o terceiro trabalhava para uma empresa de automóveis.

As oito detenções culminam uma investigação da polícia aberta depois de alguns dos suspeitos terem divulgado em redes sociais fotografias e vídeos de si próprios na Ucrânia, exibindo armas automáticas, e de terem dado entrevistas a meios de comunicação social espanhóis.

A operação policial, a primeira na Europa contra as atividades de combatentes estrangeiros no conflito ucraniano, prosseguia a meio da tarde com buscas em vários locais, segundo fontes policiais citadas pela agência.

Segundo o Ministério do Interior, os oito homens, detidos às primeiras horas da manhã em cinco cidades distintas, foram para a Ucrânia em 2014 e juntaram-se às forças separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk.

As autoridades acusam-nos de "violar a neutralidade de Espanha" em relação ao conflito ucraniano, além de presumíveis delitos contra a paz e a independência de um Estado, segundo a agência Europa Press.

Um dos dirigentes separatistas de Donetsk, Denis Pushiline, disse à agência France Presse estar "entristecido" com as detenções e admitiu "pedir explicações a Espanha", salientando que "há muitos voluntários" nas fileiras separatistas.

"A maior parte vem da Rússia, mas temos representantes de Espanha, Itália, França... É a primeira vez que temos este tipo de problema", disse.

No verão passado, um dos homens detidos, 'Maki', de 27 anos, colocou um vídeo na internet em que aparecia a disparar uma metralhadora AK-47, usando no pulso uma pulseira com as cores dos republicanos na Guerra Civil de Espanha (vermelho, amarelo e roxo).

Outro dos detidos, 'Zidan', de 22 anos, deu em agosto uma entrevista à estação de televisão espanhola La Sexta em que acusou os Estados Unidos de estarem na origem do conflito na Ucrânia para "provocarem uma terceira guerra mundial".

O conflito no leste da Ucrânia, iniciado há quase um ano, já fez mais de 5.800 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório