Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Mentiu ao seu cão? Atenção que ele sabe de tudo

Acha que os animais também são capazes de sentir emoções. Pois bem, não é assim tão simples. Mas estudos comprovam que eles conseguem perceber quando lhes mentimos e podem mesmo deixar de confiar em nós.

Mentiu ao seu cão? Atenção que ele sabe de tudo
Notícias ao Minuto

14:20 - 27/02/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

Depois de analisarem os resultados de testes envolvendo cães e o atirar de uma bola, investigadores da Universidade de Kyoto, no Japão, chegaram à conclusão de que estes animais são capazes de perceber quando estamos ou não a mentir-lhes.

Como foi possível chegar a estas conclusões? Os investigadores brincaram com os cães com uma bola invisível, tentando perceber se os animais seguiam o movimento do corpo humano ou se, por outro lado, acreditavam que estando a brincar não iam ser enganados.

A verdade é que o comportamento, quando o animal vai atrás de uma bola que não existe, é baseado na confiança que deposita no humano que está a brincar com ele. Caso o humano se mostre indigno de sua confiança, os investigadores tentaram perceber quanto tempo demoraria a aperceber-se, tornando-se desobediente ou ignorando o seu interlocutor.

Para fazer este estudo foram recrutados 34 cães, que passaram por três fases de um jogo, reporta a revista Galileu.

Na primeira fase, os humanos apontavam para onde estavam escondidos os brinquedos. Na segunda fase, a mesma coisa acontecia - mas os brinquedos não estavam escondidos em lugar algum. E, na terceira rodada, eram novamente apontados locais onde os brinquedos estavam.

Eles perceberam que, na terceira vez, a maioria dos cães já não confiava nas pessoas. A partir do momento em que eles eram enganados, a sua confiança na pessoa que estava à sua frente desaparecia.

O mesmo processo foi repetido com outros humanos e a verdade é que os animais, ao reiniciarem o jogo, voltavam a confiar nas pessoas, que agora eram diferentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório