Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Quanto tempo pode manter os alimentos no armário?

O tempo que devemos manter a comida nos armários varia de alimento para alimento. Conheça alguns casos que deve ter em atenção.

Quanto tempo pode manter os alimentos no armário?
Notícias ao Minuto

12:55 - 27/02/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Saúde

O desperdício de comida é enorme em alguns países. É o caso do Reino Unido que, por ano, deita fora sete milhões de toneladas de comida e bebida, o que daria para alimentar muitas famílias.

Muitas das vezes, as pessoas atiram para o lixo porque não sabem quanto tempo deve ser guardado e o The Telegraph divulga, por isso, algumas opções.

Amendoins: Este alimento é um pouco perigoso porque têm um fungo que “produz uma das toxinas mais mortais da humanidade que se acumula no fígado e pode causar cancro. Porém, senão tiver bolor no interior não há problema”.

Arroz Integral: Pode ser utilizado entre três a seis meses. Devido ao seu elevado teor de óleo e ao facto de não conter muitos conservantes, não dura tanto quanto o arroz normal que se conserva durante quatro anos.

Farinha: Este alimento pode ser usado durante seis meses já que a validade da farinha é muito menor do que a maioria das pessoas pensa. Ele pode ficar com bolor ou atrair insetos. Uma das formas de manter a farinha boa por mais tempo é colocá-la num recipiente hermético.

Massa: A massa pode ser usada durante um ano. O macarrão deverá ser mantido em recipientes herméticos, já que depois de algum tempo pode ficar mole nas embalagens.

Chá: Um pacote de sacos de chá aberto deve ser consumido em três meses, caso esteja fechado durará até um ano. O facto de estar aberto faz com que a humidade estrague o sabor devido à absorção, assim ao longo dos tempos o sabor será absorvido.

Mel: Depois de aberto deverá durar apenas seis semanas. Se estiver em frascos fechados pode ser mantido por anos. O mel, as compotas, os doces podem estar no armário durante anos mas quando são abertos devem ser mantidos no frigorífico.

Óleo: Este produto pode ser mantido no armário durante um ano. O óleo deve ser mantido em locais escuros e frescos e longe de fontes de calor, como forno ou fogão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório