Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Canadá retira militares do sudoeste do Níger para evitar confrontos

As forças especiais canadianas que participavam num treino militar no sudoeste do Níger, perto da fronteira com a Nigéria, receberam ordens para retirar para evitar confrontos com o grupo radical Boko Haram, disseram hoje militares.

Canadá retira militares do sudoeste do Níger para evitar confrontos
Notícias ao Minuto

22:42 - 26/02/15 por Lusa

Mundo Boko Haram

As tropas estavam estacionadas na cidade de Diffa, local onde as autoridades do Níger declararam estado de emergência no passado dia 11 de fevereiro, na sequência de ataques do Boko Haram.

Os canadianos estavam a participar num treino contra terrorismo patrocinados pelos Estados Unidos, que começou no passado dia 16 e deve terminar a 09 de março, envolvendo 1.300 militares, de 19 países.

Dominique Tessier, do departamento de Defesa canadiano, não esclareceu quantos militares canadianos corriam risco de entrar em confronto com o Boko Haram, mas disse, num email enviado à agência noticiosa AFP, que foram recolocados em Niamey, capital do Níger, e em N'Djamena, Chade por "razões de segurança".

"Foi uma medida prudente, tendo em conta a atual situação de segurança na região", afirmou Tessier, acrescentando que o exercício prossegue.

O grupo radical Boko Haram quer instaurar um califado no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul, de maioria cristã.

A violência da insurreição do Boko Haram e da sua repressão pelas Forças Armadas nigerianas já causaram mais de 13 mil mortes desde 2009 e perto de 1,5 milhões de refugiados e deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório