Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

ISIS continua a destruir arte milenar no Iraque

Foi esta quinta-feira divulgado mais um vídeo da destruição de cultura levada a cabo pelos militantes do Estado Islâmico. Depois dos instrumentos musicais, chegou a vez de estátuas milenares no Iraque.

Notícias ao Minuto

21:40 - 26/02/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Cultura

O grupo Estado Islâmico divulgou hoje um vídeo em que se veem jihadistas a destruir dezenas de estátuas do Museu da Civilização em Mossul, no Iraque, algumas das quais datadas do período assírio (VIII a VII a.C.).

O vídeo, de cerca de cinco minutos, mostra vários homens a deitarem as estátuas abaixo e a destruírem-nas com martelos pesados.

Segundo arqueólogos citados pela agência EFE sob condição de anonimato, a destruição dos artefactos ocorreu na quarta-feira.

Um dos jihadistas que aparece no vídeo justifica o ato afirmando que os povos da antiguidade "adoravam ídolos em vez de Alá", o que é contrário ao monoteísmo, e que o profeta Maomé destruiu figuras de ídolos com as suas próprias mãos.

"Se o próprio profeta o fez, é fácil para nós, mesmo que valham milhares de milhões de dólares", disse o jihadista.

O Museu da Civilização de Mossul já tinha sido saqueado em 2003, durante a invasão do Iraque, perdendo algumas das principais peças da sua coleção.

Para evitar novos roubos, as peças expostas foram levadas temporariamente para Bagdad. Em 2009, depois de obras de renovação no museu, as peças regressaram a Mossul.

O Estado Islâmico tomou a cidade Mossul em meados do ano passado, lançando daí a ofensiva que lhes permitiu controlar vastas áreas do norte do Iraque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório