Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Jordânia e Israel assinam acordo para combater escassez de água

A Jordânia e Israel assinaram hoje em Amã um acordo para combater a escassez de água na região, através da sua transferência do Mar Vermelho para o Mar Morto.

Jordânia e Israel assinam acordo para combater escassez de água
Notícias ao Minuto

19:42 - 26/02/15 por Lusa

Mundo Diplomacia

Segundo a agência de notícias jordana Petra, o acordo abrange a "execução da primeira parte" de uma carta de intenções assinada em dezembro de 2013, em Washington, entre representantes de Israel, Jordânia e da Autoridade Palestiniana para tentar salvar o Mar Morto.

O acordo prevê a construção de um sistema de bombeamento anual de 300 milhões de metros cúbicos de água do Mar Vermelho para o Mar Morto.

Parte daquela água deverá ser canalizadas através de quatro condutas para o Mar Morto, um mar fechado, com elevada concentração de sal e que corre o risco de secar até 2050.

Outra parte da água é para dessalinizar e distribuir em Israel e Jordânia.

O acordo prevê também fornecer aos palestinianos 30 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada por ano.

"A Jordânia vai preparar nas próximas semanas os documentos para lançar um concurso para iniciar os trabalhos", disse o ministro da Água jordano, Hazem Nasser.

"Esta cooperação construtiva entre Israel e a Jordânia vai permitir ajudar a reabilitar o Mar Morto e a criar uma solução para a falta de água na Jordânia e no sul de Israel", disse o ministro da Cooperação Regional israelita, Silvan Shalom.

O acordo foi assinado na presença de representantes dos Estados Unidos e do Banco Mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório