Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sabe por que fevereiro tem menos dias?

Sabe por que é que todos os meses têm entre 30 a 31 dias à exceção de fevereiro? A razão é antiga e vamos dar-lhe conta de tudo.

Sabe por que fevereiro tem menos dias?
Notícias ao Minuto

11:16 - 25/02/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Curiosidades

Todos os anos a mesma coisa, exceto nos anos bissextos. Fevereiro é o mês mais curto do ano, com 28 dias. Mas sabe dizer-nos porque é que este mês não tem os mesmos 30 ou 31 dias do mês ‘comum’? A explicação não é simples e remonta a tempos imemoriais.

Depois de ‘descobertos’ os equinócios e os solstícios, que na prática marcam as estações, num ciclo que demora 365,242 dias, os astrónomos começaram a olhar para a lua e os seus ciclos: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Cada uma das fases tinha uma duração pouco superior a sete dias e o ciclo completo dura 29,5 dias.

Por esta razão, os romanos criaram, primeiramente, um calendário lunar, com apenas dez meses com duração de 30 ou 31 dias. O calendário começava em março e terminava em dezembro. Porém, desta forma, não estava contemplado aqui o calendário solar, muito relevante para a principal atividade desse tempo: a agricultura.

Explica a revista Galileu, que devido a esse facto, Numa Pompilius, segundo rei de Roma, teve uma ideia: como os números pares eram considerados de má sorte na Roma antiga, Pompilius removeu um dia a todos os meses com 30 dias.

Abril, junho, sextilis (o agosto), setembro e novembro ficaram com 29 dias. Além disso, o rei queria que o calendário cobrisse 12 ciclos da Lua, chegando ao número de 354 dias. Todavia, como referido em cima, 354 é um número par e, portanto, de má sorte. Com este problema em mãos, Pompilius arredondou o número de dias para 355. O esquema ficava desta forma:

Martius: 31 dias Aprilius: 29 dias Maius: 31 dias Lunius: 29 dias Quintilis: 31 dias Sextilis: 29 dias September: 29 dias October: 31 dias November: 29 dias December: 29 dias Ianuarius: 29 dias Februarius: 28 dias.

Porém, um calendário com 355 dias tinha os seus erros e, após uns anos, as estações e os meses saiam de sincronia. Por esta razão, ocasionalmente, os romanos inseriam um mês de salto, de 27 dias, chamado Mercedonius. Com esta medida, tiravam alguns dias a fevereiro – passava a ter 24 dias.

A medida não resultou. Por essa razão, Júlio César aboliu este mês e reformou o calendário, alinhando-o com o sol e adicionando alguns dias até chegar aos 365. Fevereiro, que agora estava no calendário, tinha, de novo, com 28 dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório