Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Vai fazer dieta? Há mitos que não são verdade

A sociedade moderna tem uma obsessão com a magreza e, por isso, todos os dias somos bombardeados com ?novas verdades? sobre dietas. Hoje vamos desvendar alguns dos mitos por trás destes regimes alimentares.

Vai fazer dieta? Há mitos que não são verdade
Notícias ao Minuto

11:05 - 17/02/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alimentação

Todos nós, em alguma fase da nossa vida, já tentámos um regime alimentar diferente. Quer fosse uma dieta para emagrecer ou uma simples mudança de hábitos, apoiamos as nossas decisões em conceções disseminadas pelo mundo fora. Mas se lhe dissemos que coisas tão simples como ‘o pequeno-almoço é a refeição mais importante’ estão erradas?

Pois bem, um cirurgião do serviço nacional de saúde britânico tentou desvendar algumas verdades sobre as dietas e vai ficar impressionado. Fique com os pontos essenciais do artigo publicado pelo jornal Daily Mail.

Fazer dieta é a melhor forma de perder peso? Falso

Segundo explica o diário britânico, pesquisas recentes mostram que as mulheres optam por fazer dieta sempre que querem perder peso. Porém, esta é uma forma errada de perder peso a longo prazo. 85% das pessoas que fazem dieta tendem a voltar a ganhar peso, superando mesmo a marca que queriam apagar da balança.

Além destes factos, investigações recentes mostram que as dietas yo-yo tendem a aumentar o risco de diabetes.

Um bom pequeno-almoço é essencial? Falso

Um estudo recente citado pelo Daily Mail mostra que tomar ou não o pequeno-almoço tem pouca influência sobre a perda de peso.

Segundo se explica, todas as pessoas têm hábitos diferentes. Há quem acorde cedo e aqueles que preferem ficar até horas mais tardias. O melhor conselho, aqui, é ouvir o seu próprio corpo. Se estiver a comer comida saudável o seu próprio corpo dar-lhe-á informação sobre quando precisa da próxima refeição.

Se optar por um regime alimentar centrado na ingestão de proteínas e evitar açúcares e comidas processadas, tomar uma primeira refeição reforçada ou fazer apenas um pequeno snack é completamente uma decisão sua.

Comer produtos com baixo índice de gordura ajuda a perder peso?

Optar por produtos que dizem ser magros poderá não ser a melhor alternativa na hora de perder peso. Muitos destes produtos são altamente processados, dificultando a absorção dos elementos essenciais que o seu corpo preciso para se manter saudável.

Além disto, muitas das gorduras de que tenta fugir são essenciais para o seu cérebro – afinal 60% do cérebro é composto por gorduras.

Sempre que se aproximar de uma prateleira de supermercado com iogurtes de reduzida percentagem de gordura ou de uma refeição pré-preparada com baixo índices de produtos gordos, olhe para outro lado, pois, normalmente, estão impregnadas de açucares, químicos e sal.

Comer várias vezes ao dia ajuda a emagrecer. Falso!

O corpo humano não foi ‘desenhado’ para ingerir comida o dia inteiro. Portanto, todos os pequenos snacks que vai tomando ao longo do dia vão contra a sua própria natureza.

Ficar umas horas sem comer poderá ajudar o seu corpo a melhor perceber quando realmente precisa de comer e daí a passar a fazer refeições que são verdadeiramente necessárias e abandonar o hábito de estar sempre a comer é um instante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório