Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Meditação pode (mesmo) ajudar a melhorar a performance do cérebro

A meditação é uma prática com milhares de anos, no entanto, apenas há uns quantos se tornou ?moda? no mundo ocidental. Agora que cada vez mais pessoas pelo mundo fora enveredam por esta prática, são cada vez mais os estudos que salientam os benefícios para o cérebro, entre outras coisas, deste tipo de exercício.

Meditação pode (mesmo) ajudar a melhorar a performance do cérebro
Notícias ao Minuto

14:00 - 07/02/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo UCLA

Meditar é bom para o cérebro. A conclusão é de um estudo de uma faculdade norte-americana que liga a prática a benefícios cognitivos, nomeadamente a capacidade de melhor os índices de atenção e concentração, ou, por exemplo, de reduzir sintomas ligados à ansiedade.

O declínio do cérebro começa, explica o artigo do Huffington Post, ainda antes dos 30, sendo que a partir daí começamos a perder volume e peso.

Meditar reverte alguns destes processos, porque além de melhorar o nosso bem-estar físico e psicológico, segundo os cientistas, previne o surgimento de doenças neurodegenerativas como a demência, Alzheimer ou Parkinson.

“Nas pessoas que meditam, a relação entre a perda de matéria cinzenta e a idade não foi tão pronunciada como nas restantes pessoas”, refere Florian Kuth, oum dos autores do estudo, ao Huffinton Post. “Surpreendentemente, o processo não foi tão pronunciado em várias áreas do cérebro. Esperávamos observar esta tendência em algumas pequenas partes do cérebro… mas a verdade é que foi muito mais extenso do que isso”, conclui.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores examinaram as TAC’s de 50 pessoas que meditavam há uma média de 20 anos, comparando com as de 50 indivíduos que não tinham este hábito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório