Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

União Europeia condena execução de refém japonês pelos jihadistas

A União Europeia (UE) condenou hoje a execução do jornalista japonês Kenji Goto pelo grupo radical islâmico Estado Islâmico e recordou o seu compromisso na luta contra os grupos terroristas na Síria e no Iraque.

União Europeia condena execução de refém japonês pelos jihadistas
Notícias ao Minuto

16:03 - 01/02/15 por Lusa

Mundo Bruxelas

"Os nossos pensamentos estão com a sua família (Goto) e com o povo do Japão", indicou o Serviço Europeu de Ação Exterior da UE num comunicado.

A UE reiterou o seu compromisso de apoio às "pessoas de todos os países que estiveram mais expostas ao terrorismo".

"Utilizaremos todos os meios à nossa disposição para contribuir com os esforços adotados a nível regional e internacional para combater esta ameaça às vidas humanas e à segurança global", referiu a nota.

A UE fará "todo o possível para assegurar que os responsáveis paguem" pelos seus crimes, segundo o comunicado.

O Estado Islâmico difundiu um vídeo em que se vê um corpo decapitado, aparentemente o cadáver do jornalista japonês, de 47 anos, sequestrado pelo grupo radical muçulmano, que controla o norte da Síria e do Iraque.

O Governo japonês acredita que é "muito provável" que o vídeo seja autêntico, "tendo em conta as análises realizadas pela equipa científica da Agência Nacional de Polícia" do Japão.

O porta-voz do Governo da Jordânia condenou o assassinato do jornalista japonês, o segundo refém executado pelo Estado Islâmico numa semana. O japonês Haruna Yukawa também foi assassinado pelo grupo terrorista.

A França, o Reino Unido, os Estados Unidos, as Nações Unidas e a Coligação Nacional Síria (oposição ao regime do presidente Bashar Al-Assad) também já condenaram a execução de Kenji Goto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório