Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Faz exercício mas não perde peso? Saiba porquê

Come bem, faz exercício, mas ainda assim não perde aqueles quilos a mais? Nós dizemos-lhe porquê.

Faz exercício mas não perde peso? Saiba porquê
Notícias ao Minuto

17:14 - 31/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

Comer bem e fazer exercício com regularidade são duas condições importantes para conseguir perder aqueles quilos que o estão a incomodar. Mas a questão é: come realmente bem e faz os exercícios mais adequados? Se calhar não.

Trazemos-lhe hoje uma lista elaborada pela revista Time dos sete erros mais comuns que se comete quando se faz dieta e exercício.

O primeiro erro é o de comer os alimentos errados. A dieta corresponde a 80% do esforço de perder peso e, por isso, é preciso saber quais os alimentos mais adequados tendo em conta o tipo de corpo e o metabolismo de cada organismo. O melhor é ingerir os hidratos de carbono nos dias em que sabe que os vai queimar a fazer exercício. Nos dias de descanso ou em que faz exercícios mais leves opte por saladas ou vegetais, evitando também o pão e o açúcar.

Outro erro fatal é o de comer em excesso. Para perder peso o organismo tem de queimar mais calorias do que aquelas que consome. A dica dada pela Time é a de comer devagar e mastigar bem. Desta forma irá sentir-se saciado antes de comer tudo o que tem no prato. Não fique muitas horas sem comer e, entre as refeições principais, coma fruta ou snacks light. O chocolate negro é uma boa opção, no entanto, nada de excessos.

Fazer demasiados exercícios de cardio também não o ajuda na missão de perder peso, pois faz com que o organismo armazene gordura para ter energia para conseguir suportar os longos exercícios. Balanço é a palavra-chave para os bons resultados.

Levantar pesos também tem um papel importante na missão de emagrecer. A melhor forma de perder peso e massa gorda é adicionando o levantamento de pesos ao seu treino, pois obriga o organismo a segregar hormonas que têm como alvo a gordura que insiste em não sair do seu corpo.

Mas se faz cardio e levanta pesos e ainda assim não alcançou os objetivos, então o problema talvez seja a quantidade e não a qualidade dos exercícios. Cada organismo tem a sua forma de processar os alimentos, por isso, meia-hora de exercício pode ser o ideal para certas pessoas, mas insuficiente para outras. Passar muito tempo no ginásio também não resolve o problema. A solução passa por, primeiro, descobrir os exercícios adequados ao seu metabolismo e, segundo, praticá-los durante um período de tempo que seja também adequado ao seu organismo.

Ao contrário do que possa pensar, o descanso também é importante. É durante estes períodos que o seu corpo queima grande parte da gordura acumulada. Tem que lhe dar tempo para processar a alimentação e os exercícios. Se exagerar no treino o corpo vai ressentir-se e, no dia seguinte, não estará no seu melhor para continuar a sua missão de queimar o que está a mais.

Por fim, a Time aponta o stress como outro fator que o impede de alcançar os resultados pretendidos. E este stress está ligado ao ponto anterior, pois ao não ter descanso, o corpo produz cortisol, a hormona do stress. Se tiver uma vida pessoal e profissional que exijam muito de si, então o organismo vai produzir continuamente esta hormona, o que não é bom, nem física nem psicologicamente.

Como conclusão, acrescentamos que o psicológico é também um fator importante, pois como diz o ditado, mente sã, corpo são e quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório