Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Ucrânia: Nova ronda de negociações por um cessar-fogo

Representantes da Ucrânia, dos separatistas, da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) iniciaram hoje em Minsk uma nova ronda de negociações para obter um cessar-fogo no leste da Ucrânia.

Ucrânia: Nova ronda de negociações por um cessar-fogo
Notícias ao Minuto

15:38 - 31/01/15 por Lusa

Mundo Minsk

A reunião começou ao início da tarde numa residência oficial da capital da Bielorrússia e junta o ex-presidente ucraniano Leonid Kutchma, o embaixador russo em Kiev, Mikhail Zurabov, a representante da OSCE Heidi Tagliavini e os enviados dos separatistas pró-russos Denis Pushilin e Vladislav Deinego.

Na sexta-feira, dia em que foi adiada a reunião que hoje se realiza, os separatistas ameaçaram ampliar a sua ofensiva "até à libertação total das regiões de Donetsk e Lugansk", grande parte das quais ainda está sob controlo do exército ucraniano.

Numa altura em que a violência voltou a atingir níveis muito elevados, a OSCE afirmou que esta reunião deve levar à assinatura de "um documento vinculativo para um cessar-fogo imediato e uma retirada das armas pesadas da linha de contacto".

A última ronda de conversações em Minsk, realizada a 24 de dezembro, não permitiu alcançar qualquer acordo.

Desde então, a situação no leste da Ucrânia degradou-se, com os rebeldes a lançarem em meados de janeiro uma nova ofensiva contra as forças ucranianas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório