Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

UE pede a Israel que não permita novas construções nos colonatos judeus

A União Europeia (UE) pediu a Israel que volte atrás com as novas construções de colonatos judeus na Cisjordânia, por serem ilegais e um obstáculo à paz com os palestinos.

UE pede a Israel que não permita novas construções nos colonatos judeus
Notícias ao Minuto

11:06 - 31/01/15 por Lusa

Mundo Cisjordânia

"Os anúncios de novos concursos para colonatos, se se concretizarem, prejudicarão ainda mais a viabilidade da solução entre os dois Estados", refere um comunicado do serviço europeu de ação exterior da UE.

Para a União Europeia, essas construções são "ilegais do ponto de vista do direito internacional e constituem um obstáculo para a paz".

Assim, a UE declarou que "Israel deveria voltar atrás nestas decisões, pondo fim à expansão dos colonatos".

De contrário, corre-se o risco de "inflamar a já muito tensa situação no terreno", acrescentou a nota.

"Todas as partes necessitam de exercitar a máxima contenção e evitar tomar decisões que possam exacerbar as tensões", indica ainda a nota.

Segundo as organizações israelitas que supervisionam a atividade dos colonatos de Israel "Terrestrial Jerusalem" e "Shalom Ajshav", o Executivo israelita teria lançado um concurso público para a construção de 430 novas casas nos colonatos judeus no território ocupado da Cisjordânia, uma medida que originou duras críticas dos dirigentes palestinos.

Israel negou que tenha permitido a construção de novas casas nos colonatos na Cisjordânia e precisou que se trata de "uma mera renovação automática do procedimento" para a construção de casas "autorizadas há um ano, conhecida por todas as partes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório