Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ex-chefe da polícia condenado a seis anos de prisão por lesa-majestade

O antigo diretor do Departamento de Investigação Central Pongpat Chayapan, tio da ex-mulher do príncipe herdeiro, foi condenado a seis anos de prisão por crime de lesa-majestade e corrupção, informaram hoje os media locais.

Ex-chefe da polícia condenado a seis anos de prisão por lesa-majestade
Notícias ao Minuto

09:55 - 31/01/15 por Lusa

Mundo Tailândia

Pongpat Chayapan e Kowit Wongrungroj, um antigo subordinado seu, foram condenados, esta sexta-feira, a 12 anos de prisão por lesa-majestade e corrupção, pena que o tribunal reduziu para metade depois de se terem declarado culpados, segundo o diário Bangkok Post.

Os dois foram presos em novembro, com cerca de outras 20 pessoas, entre polícias, funcionários públicos e empresários, acusados de fraude, extorsão e, em alguns casos, de lesa-majestade.

Entre os detidos figuravam sete familiares da antiga princesa, os quais alegadamente acumularam uma fortuna utilizando, de forma desapropriada as suas conexões com a Casa Real da Tailândia, um país onde difamar ou injuriar o nome da monarquia é punível com penas de entre três e 15 anos de prisão.

No final desse mesmo mês, o herdeiro ao trono da Tailândia, o príncipe Maha Vajiralongkorn, retirou o tratamento real ao apelido da mulher, a princesa Srirasmi Akrapongpreecha, precisamente devido à detenção de seus familiares por corrupção, primeiro passo para o divórcio que se concretizaria poucos dias depois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório