Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

FBI procura ex-diplomata venezuelano por suspeita de terrorismo

A Agência Federal de Investigação (FBI) dos Estados Unidos adicionou hoje à lista de procurados um ex-diplomata venezuelano suspeito de estar envolvido em ações terroristas.

FBI procura ex-diplomata venezuelano por suspeita de terrorismo
Notícias ao Minuto

06:09 - 31/01/15 por Lusa

Mundo Agência

"Procura-se Ghazi Nasr Al-Din para interrogatório em relação aos seus esforços para a angariação de fundos entre os que fazem contribuições ao Hezbollah", lê-se na página da Internet do FBI.

Segundo o FBI, "Al-Din alegadamente reuniu-se com oficiais do Hezbollah no Líbano para discutir assuntos operacionais. Além disso, Al-Din procurou doações e anunciou a abertura na Venezuela de um centro comunitário e de um escritório patrocinados pelo Hezbollah".

O documento detalha que o suspeito nasceu em Beirute (Líbano), que usa como datas de nascimento os dias 13 de dezembro de 1962 e 01 de outubro de 1971, e que fala árabe e espanhol.

Segundo o diário venezuelano Últimas notícias Al-Din está naturalizado venezuelano e desempenhou funções nas missões diplomáticas venezuelanas em Damasco e Beirute durante a década passada.

Al-Din foi identificado como membro do Hezbollah pelo Departamento do Tesouro, em 2008. Em finais de janeiro de 2006 teria coordenado uma viagem a Caracas de dois representantes do movimento xiita libanês para abrir, na Venezuela, um centro comunitário patrocinado pelo grupo.

O suspeito, segundo a imprensa venezuelana, teria ainda preparado, no ano anterior, uma viagem de membros do Hezbollah para um curso de treino no Irão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório