Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

ONU insta Colômbia a acabar com impunidade em ataques

O gabinete do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos na Colômbia instou, esta sexta-feira, Bogotá a acabar com "a histórica tendência de impunidade" e a envidar mais esforços para identificar os responsáveis por ataques contra ativistas.

ONU insta Colômbia a acabar com impunidade em ataques
Notícias ao Minuto

06:20 - 31/01/15 por Lusa

Mundo Ativista

Em comunicado, o organismo expressou a sua "profunda rejeição e condenação" pelo assassínio do ativista Carlos Alberto Pedraza, de 29 anos, perpetrado na semana passada, cujos autores se desconhecem.

"O Estado tem o dever legal de prevenir, investigar e punir os delitos e violações de direitos humanos e de levar os responsáveis à Justiça. Este é um direito de todas as pessoas e um dever de todos os Estados", acrescentou o gabinete da ONU.

Alertou ainda que "quando o Estado falha, a impunidade promove a repetição dos crimes e o aumento da insegurança que nos impede de exercer os nossos direitos".

Neste sentido, destacou que a morte de Pedraza teve "um impacto intimidatório" entre os cidadãos e junto dos movimentos sociais e de defesa dos direitos humanos.

Por isso, instou a Colômbia a envidar todos os esforços e a munir-se de todos os recursos necessários para identificar os responsáveis pelos ataques e crimes contra os defensores dos direitos humanos, esclarecer as suas motivações e aplicar as punições estabelecidas na lei.

"No âmbito dos esforços para alcançar a paz, o assassínio de Carlos Alberto evidencia que persiste a vulnerabilidade das pessoas que defendem os direitos humanos e que apostam na construção de um país em paz", refere o organismo no mesmo comunicado.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) também instou, esta sexta-feira, a Colômbia a investigar o crime, manifestando a sua preocupação relativamente à "persistência dos assassínios, ameaças e hostilização" de que são alvo ativistas.

Pedraza, licenciado em Ciências Sociais e dirigente do movimento Congresso dos Povos, foi encontrado morto pela polícia judiciária, com um tiro na cabeça, a 21 de janeiro, no município de Gachancipá, a norte da capital colombiana, Bogotá.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório