Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Canceladas negociações de paz previstas para hoje em Minsk

A ronda negocial prevista para hoje em Minsk, capital da Bielorrússia, entre separatistas pró-russos e o governo ucraniano foi cancelada, alegadamente por falta de comparência dos representantes de Kiev, anunciou um porta-voz dos rebeldes.

Canceladas negociações de paz previstas para hoje em Minsk
Notícias ao Minuto

14:27 - 30/01/15 por Lusa

Mundo Ucrânia

Denis Pushilin disse aos jornalistas que o chefe da diplomacia bielorrusso, que iria ser o anfitrião das conversações de paz, tinha anunciado que os representantes de Kiev não compareceriam e que a ronda tinha sido cancelada.

"E nós deixamos hoje Minsk", acrescentou o enviado da autoproclamada República de Donetsk.

No entanto, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia, Dmitry Mironchik, negou em declarações à agência France-Presse que tal anúncio tenha sido feito.

Por seu lado, o porta-voz da diplomacia ucraniana, Evguen Perebyïnis, declarou "não dispor de informações sobre o cancelamento das conversações".

E o embaixador russo na Ucrânia, Mikhaïl Zurabov, disse à agência russa Ria Novosti não ter "recebido qualquer informação sobre um encontro".

O ex-presidente ucraniano Leonid Kutchma, representante das autoridades ucranianas nas negociações, declarou, por sua vez, que se deslocará no sábado a Minsk.

Numa situação difícil no plano militar, o Presidente ucraniano, Peotr Poroshenko, tinha apelado na quinta-feira para negociações de paz "de emergência" em Minsk, e os enviados das repúblicas separatistas de Donetsk e de Lugansk chegaram hoje à capital bielorrussa.

No terreno, os combates prosseguem em toda a linha da frente, e os civis estão a pagar o preço mais alto, com 19 mortos em bombardeamentos em Donetsk, bastião dos separatistas pró-russos, e na região -- um dos piores balanços diários desde o início do conflito, que fez em nove meses mais de 5.000 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório