Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pelo menos nove mortos e 34 feridos em atentado bombista

Pelo menos nove pessoas morreram hoje e 34 ficaram feridas num atentado suicida durante um funeral em Mehtarlam, na província de Laghman (leste do Afeganistão), disseram responsáveis locais.

Pelo menos nove mortos e 34 feridos em atentado bombista
Notícias ao Minuto

15:55 - 29/01/15 por Lusa

Mundo Afeganistão

O responsável da segurança da província, conhecido pelo nome de Khawani, explicou que nove pessoas morreram no ataque, incluindo cinco polícias e quatro civis. Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, incluindo 27 civis e sete polícias.

O atentado terrorista ocorreu durante o funeral de um comandante da polícia local e de três pessoas mortas esta semana num ataque bombista.

Antes, um responsável local disse oito pessoas tinham morrido no ataque, na capital da província de Laghman.

De acordo com o porta-voz do governador da província, Sarhadi Zwak, o balanço deste atentado é de 16 mortos e 39 feridos.

O atentado não foi reivindicado, mas o recurso a terroristas suicidas é uma das armas preferidas dos talibãs, que lutam contra as forças de segurança afegãs e internacionais.

O leste do Afeganistão é uma das zonas ainda pouco seguras no país, após 13 anos de presença da NATO no território.

Há várias semanas que os rebeldes multiplicam os ataques contra as forças de segurança afegãs, depois da partida das tropas de combate da NATO.

Os talibãs, derrubados em 2001 por uma coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, continuam a tentar recuperar o poder em Cabul.

Desde a retirada das tropas de combate da NATO, no final de dezembro, cerca de 12.500 soldados da Aliança Atlântica, na maioria norte-americanos, continuam no território afegão integrados na missão "Apoio Resoluto", de formação e assistência às forças de segurança afegãs.

Paralelamente, uma força de 4.500 soldados, na maioria norte-americanos, permanecerá no Afeganistão, este ano, fora do âmbito da NATO, para realizar operações contraterroristas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório