Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

UNICEF pede montante recorde de 3,1 mil milhões de dólares

A UNICEF pediu hoje um montante recorde de 3,1 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) para ajudar 62 milhões de crianças que vivem em regiões atingidas por crises humanitárias.

UNICEF pede montante recorde de 3,1 mil milhões de dólares
Notícias ao Minuto

12:00 - 29/01/15 por Lusa

Mundo Crianças

Este apelo de fundos representa mais mil milhões de dólares (881 milhões de euros) do que o que foi lançado há um ano para a mesma causa.

"Quer se trate de catástrofes naturais mortíferas ou de violentos conflitos ou ainda de epidemias de propagação rápida, as crianças do mundo inteiro enfrentam uma nova geração de crises humanitárias", declarou Afshan Khan, diretora dos programas de emergência do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

"Estas crises, provocadas pela fratura social, as alterações climáticas e as doenças, prejudicam as crianças como nunca", adiantou.

Khan disse à agência France Presse que "a amplitude destas crises, a sua duração e o seu impacto não têm precedentes".

O apelo, lançado no relatório Ação Humanitária da UNICEF para as crianças 2015, tem como objetivo a ajuda a 98 milhões de pessoas, dois terços das quais são crianças, em 71 países.

A maior parte dos fundos pedidos, 903 milhões de dólares (798,9 milhões de euros), diz respeito à Síria e às regiões circundantes.

A UNICEF precisa que 500 milhões de dólares (440 milhões de euros) serão dedicados ao trabalho nas regiões atingidas pelo vírus do Ébola, na África Ocidental.

A agência das Nações Unidas prevê ainda destinar 26,5 milhões de dólares (23,3 milhões de euros) para financiar a sua ação na Nigéria e 32,4 milhões de dólares (28,5 milhões de euros) para a Ucrânia.

Em janeiro de 2014, a UNICEF pediu 2,1 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) com o mesmo objetivo, apelo que só foi financiado a 52 por cento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório