Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Gorbachov alerta para risco de nova Guerra Fria

O último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachov, acusou hoje os Estados Unidos de conduzirem a Rússia para uma nova Guerra Fria, afirmando temer que as hostilidades resvalem para um conflito armado.

Gorbachov alerta para risco de nova Guerra Fria
Notícias ao Minuto

09:38 - 29/01/15 por Lusa

Mundo Ex-líder soviético

"Os Estados Unidos da América (...) já nos arrastaram para um nova Guerra Fria", disse o antigo líder, numa entrevista à agência noticiosa russa Interfax.

"Não sou capaz de afirmar com toda a certeza que a Guerra Fria não se vai transformar numa verdadeira guerra", realçou, acrescentando: "Temo que eles [os norte-americanos] possam correr esse risco".

Gorbachov lamentou também que a única preocupação dos Estados Unidos e da União Europeia seja impor sanções a Moscovo devido à crise ucraniana, questionando: "Não perderam totalmente a cabeça?"

Washington e o bloco dos 28 encontram-se numa situação complexa que se deve ao facto de "alguns países da Europa viverem bem e outros bastante mal", na opinião do antigo líder, apontando o dedo "à sua desmedida dependência face aos Estados Unidos, incluindo a Alemanha".

"É uma situação grave, que não se deve simplificar. A divisão entre os políticos é muito grande e, com muita pena minha, não diminui. Pelo contrário, aumenta cada vez mais", realçou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório