Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Barack Obama felicita novo primeiro-ministro da Grécia

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou hoje ao novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, para o felicitar pela vitória nas eleições de domingo, informou em comunicado a Casa Branca.

Barack Obama felicita novo primeiro-ministro da Grécia
Notícias ao Minuto

07:19 - 29/01/15 por Lusa

Mundo Presidentes

"Como amigo e aliado desde há muito tempo dos gregos, os Estados Unidos esperam trabalhar com o novo Governo para ajudar a Grécia a voltar a um caminho de prosperidade a longo prazo", refere o comunicado.

Segundo o documento, durante o telefonema, os dois líderes também falaram sobre as relações de cooperação entre os Estados Unidos e a Grécia em áreas como a segurança europeia e o combate ao terrorismo.

O líder do partido de esquerda Syriza venceu no domingo as eleições gerais gregas com uma maioria simples de 149 deputados, acabando por formar Governo com o partido da direita nacionalista Gregos Independentes (ANEL), com quem partilha políticas contra a austeridade.

Os dois partidos querem acabar com a tradição do nepotismo que marcou as últimas décadas no país e que estão na origem da crise económica.

Hoje, no primeiro Conselho de Ministros, realizado após o triunfo eleitoral de domingo, o novo primeiro-ministro afirmou que uma das prioridades do novo Governo de "salvação social" é a "renegociação da divida grega" com o objetivo de encontrar uma solução "benéfica para todos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório