Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Gregos voltam a poder aproximar-se do seu parlamento

Esta quarta-feira, e já após o novo governo grego ter tomado posse, terão sido removidas as barreiras de ferro que se encontravam junto ao túmulo do Soldado Desconhecido, em frente ao Parlamento da Grécia, e que impediam por razões de segurança que os transeuntes se aproximassem do edifício.

Gregos voltam a poder aproximar-se do seu parlamento
Notícias ao Minuto

18:21 - 28/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Atenas

As barreiras policiais que se encontravam junto ao monumento do Soldado Desconhecido, em frente ao Parlamento grego, terão sido removidas esta quarta-feira de manhã.

A medida estaria já prevista pelo Governo liderado por Alexis Tsipras e acontece após a vitória nas eleições do Syriza, marcando também uma mudança relativamente às medidas de proteção naquele local, já que as barreiras se mantiveram no local na sequência dos protestos violentos levados a cabo em Atenas. E ali se mantiveram durante os anos de políticas de austeridade acordadas pelo governo grego cessante com a troika.

A edição em inglês online de um órgão de informação grego, o Enikos, dá conta ainda das palavras de Panousis, um dos recém-empossados secretários de Estado, responsável pela pasta relativa à Ordem Pública, que terá afirmado numa entrevista televisiva que as barreiras não tinham grande função prática em termos de segurança e que era importante “provar que não têm medo das pessoas”.

O blog ‘Keep Taking Greece’, que agrega notícias em inglês sobre a Grécia, mostra ainda imagens que revelam o antes e o depois da remoção das barreiras ter sido levado a cabo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório