Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tsipras distancia-se da ameaça de reforçar sanções à Rússia

O novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, distanciou-se hoje da ameaça feita pelos líderes da União Europeia (UE) de aumentar as sanções aplicadas à Federação Russa por causa da guerra na Ucrânia, argumentando que não foi consultado.

Tsipras distancia-se da ameaça de reforçar sanções à Rússia
Notícias ao Minuto

06:01 - 28/01/15 por Lusa

Mundo Primeiro-ministro

Em comunicado, dois dias depois de ter vencido as eleições legislativas, Tsipras acusou os líderes da UE de não o terem consultado para a declaração conjunta de hoje, em que acusam a Federação Russa de "apoio crescente" aos separatistas do leste ucraniano.

Enfatizando "a responsabilidade russa" no conflito, que já dura há quase um ano, os líderes europeus anunciaram que os seus ministros dos Negócios Estrangeiros vão discutir mais punições a Moscovo durante uma reunião na quinta-feira.

O gabinete de Tsipras acusou os líderes europeus de "ultrapassarem o procedimento normal" usado que conseguir consenso entre os Estados membros e garantiu que a declaração conjunta "não tem a aprovação grega".

O chefe do governo grego exprimiu a sua "insatisfação" num telefonema para a chefe da política externa europeia, Federica Mogherini, bem como junto da representação da UE em Atenas, acrescentou a declaração governamental.

Uma fonte da UE negou que Atenas não tenha sido consultada, adiantando à AFP que os procedimentos habituais "foram respeitados" e que em casos como este o silêncio de um caso -- claramente o da Grécia -- é tomado por concordância.

O aviso europeu à Federação Russa acontece no dia de hoje, quando o novo governo grego tomou posse, um dia depois de Tsipras ter sido empossado no cargo de primeiro-ministro.

A sua posição no relacionamento dos europeus com os russos vai ser escrutinada de perto, uma vez que o Syriza tem sido visto como tendo posições pró-russas.

Na última primavera, no pico da crise na Ucrânia, que envenenou as relações entre Bruxelas e Moscovo, Tsipras viajou para Moscovo para se reunir com dirigentes do governo russo.

O embaixador russo em Atenas foi o primeiro a reunir-se com Tsipras, na segunda-feira, para o congratular pela sua vitória eleitoral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório