Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Oposição grega critica composição do novo Governo

Os principais partidos da oposição grega expressaram hoje a sua preocupação e deceção com a composição do novo Governo grego, dirigido por Alexis Tsipras, líder do partido de esquerda radical Syriza.

Oposição grega critica composição do novo Governo
Notícias ao Minuto

20:35 - 27/01/15 por Lusa

Mundo Eleições

O porta-voz do partido conservador Nova Democracia (ND), Kostas Karagunis, classificou como "instável" a nova coligação governamental.

Karagunis manifestou a desilusão do seu partido, que esteve até agora no governo, com a eliminação dos ministérios da Marinha Mercante e do Turismo, ambos integrados no superministério da Economia, Infraestruturas, Marinha Mercante e Turismo.

"Estamos muito preocupados com a participação no Governo de pessoas que expressaram pontos de vista perigosos para as privatizações e para a abertura das fronteiras aos imigrantes ilegais", acrescentou.

O Partido Socialista grego (PASOK) declarou que "o novo Governo será avaliado pela sua obra, não pelas pessoas que o compõem", embora comentando que não vê "coesão política" no elenco governamental.

O novo executivo grego é um "mau Governo", disse o novo partido centrista To Potami, acrescentando que é formado por "ex-ministros da Nova Democracia e funcionários de partido de baixa qualidade", numa referência ao novo ministro da Defesa, Panos Kammenos, que já fez parte de um Governo conservador.

Também o anúncio da candidatura da deputada do Syriza Zoe Konstandopulua à presidência do parlamento desencadeou críticas da Nova Democracia e do To Potami.

"A candidata à presidência do parlamento deveria ser uma figura consensual entre os grupos parlamentares, qualidade de que a candidata não dispõe", sublinhou Karagunis.

Semelhante foi a reação do To Potami, que precisou que Zoe Kostandopulu "protagonizou todas as disputas parlamentares dos últimos dois anos e meio".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório