Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Cinco detidos em França por alegada ligação a recrutamento de jihadistas

A unidade de elite da polícia francesa deteve hoje cinco pessoas na localidade de Lunel, no sudeste de França, suspeitas de envolvimento numa rede de recrutamento de jihadistas para combater na Síria.

Cinco detidos em França por alegada ligação a recrutamento de jihadistas
Notícias ao Minuto

09:11 - 27/01/15 por Lusa

Mundo Rede

O jornal regional Midi Libre publicou hoje na sua página na Internet que a operação teve início às 06:30 locais (menos uma hora em Lisboa), no centro de Lunel, a cerca de 20 quilómetros de Montpellier, onde cordões policiais isolaram vários bairros.

Cerca de duas dezenas de jovens oriundos de Lunel, localidade de 26 mil habitantes, viajaram para a Síria nos últimos meses para combaterem nas fileiras dos jihadistas, dos quais seis, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, morreram naquele país árabe em outubro.

A vítima mais recente foi um homem, na casa dos 20 anos, que partiu no verão passado, com a mulher, para a Síria, mas cuja morte só foi do conhecimento da família pouco antes do Ano Novo.

A França tem sob vigilância cerca de 1.300 pessoas pela sua presumível ligação a redes de jihadistas na Síria e no Iraque, um número que aumentou 130% no período de um ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório