Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Discutida possibilidade de retomar negociações de paz

Representantes de Kiev e dos separatistas pró-russos do leste da Ucrânia abordam hoje a possibilidade de retoma das conversações do chamado grupo de Minsk, com vista a uma trégua, face ao agravamento do conflito armado.

Discutida possibilidade de retomar negociações de paz
Notícias ao Minuto

09:52 - 27/01/15 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Abordámos [com Kiev] os preparativos para a reunião de Minsk, que poderá realizar-se nos próximos dias, quando a Ucrânia determinar as nomeações dos seus representantes", informou o representante da autoproclamada República Popular de Lugansk, Vladislav Deinego, citado pela agência noticiosa Interfax.

O mesmo responsável disse ainda que durante as consultas com o representante das autoridades ucranianas, Viktor Medvedchuk, foi abordada a possibilidade de uma nova troca de prisioneiros.

"Não há dúvidas de que o processo vai ser retomado, a questão é o formato", afirmou Vladislav Deinego.

As autoridades em Kiev e as milícias pró-russas não acertaram, até ao momento, uma nova ronda de negociações para uma trégua e a recente retoma de intensos combates pelo controlo do aeroporto de Donetsk e o ataque, no fim de semana passado, contra a cidade de Mariupol não ajudou a esse desenvolvimento.

Além disso, o líder dos separatistas pró-russos de Donetsk, Alexandr Zajarchenko, anunciou, na semana passada, uma ofensiva contra as forças de Kiev e descartou novas iniciativas de paz por parte dos rebeldes.

"Não haverá mais tréguas", disse então Zajarchenko, assinalando que as milícias "continuarão a ofensiva até às fronteiras da região de Donetsk".

Iniciado há nove meses, o conflito no leste da Ucrânia já fez 5.000 mortos, registando atualmente uma escalada sem precedentes desde a assinatura do acordo de Minsk, que conduziram a uma trégua, no passado mês de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório