Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Cinco feridos graves no acidente com caça grego internados em Madrid

Cinco dos 21 feridos no acidente com um caça grego na base aérea de Los Llanos (Albacete) mantinham-se hoje internados em estado considerado "grave" na unidade de queimados do Hospital de La Paz, em Madrid.

Cinco feridos graves no acidente com caça grego internados em Madrid
Notícias ao Minuto

09:52 - 27/01/15 por Lusa

Mundo Hospital

O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira, quando um F-16 tripulado por dois capitães gregos se despenhou sobre uma fileira de aviões estacionados, com os depósitos cheios de combustível, com mecânicos em volta e alguns prontos a descolar. Os aparelhos não levavam munições.

Por razões que ainda se desconhecem, o F-16 perdeu potência ao descolar e caiu sobre uma zona com vários aparelhos que - à semelhança do avião grego - participavam no curso Tactical Leadership Programme (TLP) da NATO.

Dez militares morreram - os dois capitães gregos e oito franceses (3 capitães, 1 tenente e 4 subalternos) - e 21 outros ficaram feridos. Entre os feridos, cinco foram transferidos para a unidade de queimados do Hospital La Paz, em Madrid, onze permaneceram em unidades hospitalares de Albacete com "traumatismos" e os restantes tiveram alta.

De acordo com o Ministério da Defesa espanhol, os pilotos gregos do F-16 chegaram a fazer saltar a cobertura do 'cockpit', mas não conseguiram ejetar-se.

O impacto do caça grego (que está equipado com um depósito de um combustível - a hidracina - especialmente para a descolagem) afetou várias aeronaves: dois AMX italianos, dois Alfa-Jet franceses e um Mirage 2000 francês. O incêndio que se seguiu ao choque foi dominado apenas uma hora depois, precisou o ministério da defesa espanhol.

Além da Grécia, França e Itália também participavam no curso da NATO militares dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Espanha.

O incidente na base de Los Llanos é o pior dos últimos anos na NATO fora de zonas de conflito.

Em dezembro de 2008, um piloto português de um F-16 que participava no curso Tactical Leadership Programme (TLP) da NATO, mas na base belga de Florennes (perto de Bruxelas), também teve de se ejectar após problemas mecânicos numa aterragem. Não sofreu qualquer ferimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório