Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Dormir acompanhado dá-lhe pesadelos? Então siga estas dicas

Tem dificuldades em conseguir adormecer quando dorme com companhia? Atente às dicas que se seguem e que nos chegam via Health.

Dormir acompanhado dá-lhe pesadelos? Então siga estas dicas
Notícias ao Minuto

20:07 - 26/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Conselhos

Uma boa noite de descanso pode ser algo complicado de conseguir, sobretudo quando tem de partilhar a cama com outra pessoa, seja porque esta ronca, é inquieta ou lhe rouba os lençóis.

Nos Estados Unidos, por exemplo, 25% dos casais americanos decide dormir em camas separadas por não conseguir partilhar o mesmo espaço para dormir. Esta pode, aliás, ser uma das soluções para o problema embora possa também prejudicar a sua ligação e intimidade.

Para impedir que isso aconteça, há algumas dicas que pode seguir, segundo a revista Health.

1. Ressonar é um dos principais aspetos que afetam o sono da pessoa com quem está a dormir. Os homens são por norma os que mais ressonam, sendo que a situação tende a piorar com a idade. Segundo esta publicação, e para evitar ressonar: tente não beber bebidas alcoólicas antes de ir dormir e vire-se de barriga para baixo quando dorme. Se isto não resultar, o melhor é levar o seu parceiro a um terapeuta do sono pois este pode sofrer de apneia ou algo mais sério.

2. A temperatura também pode influenciar o sono. É possível que ele goste do quarto mais frio e ela de se sentir mais aconchegada ou vice-versa. Estabeleçam uma temperatura média que agrade a ambos.

3. O seu filho interrompe sempre o vosso sono. Quando o casal não estabelece regras sobre como lidar com os filhos à noite, podem surgir conflitos e o cansaço 'bater à porta' no dia seguinte. É necessário que definam como agir nestes casos e dividam responsabilidades, de modo a que não sejam os dois prejudicados.

4. Têm diferentes preferências no que diz respeito ao colchão. Há quem goste de colchões macios e outros que preferem que este seja rijo que nem pedra. Felizmente, o mercado já percebeu isso e já está a criar colchões a pensar nestes gostos.Estas camas podem ser caras, mas se o objetivo é garantir o bem-estar do seu corpo e da sua relação, o esforço pode valer a pena.

5. Luz. Há quem não consiga dormir com o quarto completamente às escuras. Se esse é o caso do seu parceiro cheguem a um acordo que não prejudique nenhuma das partes: recorram a uma pequena luz de presença por exemplo. E se mesmo assim isso o incomodar, use uma máscara para tapar os olhos.

6. Gosta de fazer 'conchinha' mas ele quer espaço. Até os casais mais unidos podem ter diferentes preferências na hora de adormecer. Uma sugestão: convença-o a mimar-lhe até que esteja quase a dormir e depois dê-lhe espaço para ele se sentir à vontade para usufruir do seu espaço.

7. Vão para a cama ou acordam a horas diferentes. Todos temos horários e rotinas diferentes, o que se reflete no nosso relógio interno e isso é difícil de mudar. Por isso é preciso fazer um acordo: o que se deitar mais tarde deve tentar fazer o menor barulho possível ao deitar, bem como o primeiro a acordar deve retirar tudo aquilo de que vai precisar de manhã do quarto para não incomodar o outro. Enquanto o que acorda cedo pode colocar o despertador apenas em modo vibratório, o que se deita mais tarde deve usar auscultadores se pretender ver TV no quarto.

8. Ele precisa de ver televisão para adormecer e você prefere o silêncio. Tem duas opções: ou aconselha-o a usar auscultadores ou cheguem a um acordo e programem a televisão para se desligar em 15 / 20 minutos.

9. É preciso lutar para conseguir um pedaço de lençol. Já lhe aconteceu acordar com frio porque a sua 'cara-metade' está enrolada no lençol como se de um ‘burrito’ se tratasse? Se isto é algo comum, então o melhor é cada um ter os seus lençóis.

10. Um dos parceiros tosse e passa a noite a mexer-se. Ter cada um os seus lençóis pode ser uma solução para este problema, pois assim não sente tanto os movimentos do outro. Ou então, arranje uma cama mais larga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório