Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Queda de F16 grego em Espanha provoca pelo menos dez mortos

Um caça F16 da Grécia despenhou-se esta segunda-feira numa base aérea espanhola, em Albacete, numa altura em que estaria a efetuar manobras de treino. O El Pais adianta que além dos dois pilotos já haverá mais vítimas mortais.

Queda de F16 grego em Espanha provoca pelo menos dez mortos
Notícias ao Minuto

17:43 - 26/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Albacete

Um caça F16 grego despenhou-se esta segunda-feira numa base aérea espanhola, em Albacete, junto a uma zona onde se encontravam outras aeronaves estacionadas, dava conta o El Mundo.

O El Pais, entretanto, adianta que haverá pelo menos dez mortos na sequência deste acidente e que o ministério da Defesa espanhol já assumiu que haverá outras 13 pessoas feridas, sete delas em estado considerado muito grave.

O acidente ocorreu por volta das 15h20 locais (menos uma hora em Portugal) e como se verificou numa zona militar, onde poderá haver material explosivo, o local de impacto encontra-se vedado. De momento, as equipas de emergência civis ainda não terão sido autorizadas a aceder ao local, adianta a mesma publicação.

As autoridades espanholas não põem de parte a possibilidade de haver mais vítimas mortais, dado o facto de este F16 se ter despenhado num local onde já outros caças se preparavam para descolar, para levar a cabo exercícios de treino militar.

Saliente-se que este F16 das forças armadas gregas encontrava-se em Espanha na base aérea de Los Llanos para levar a cabo exercícios de treino inseridos no programa TLP (Tactical Leadership Program) numa base que tem servido de escola para pilotos que integram manobras da NATO.

O El Pais escreve na sua edição online que, tratando-se de treinos internacionais, se suspeita que entre as vítimas poderá haver seis ou sete nacionalidades diferentes.

O Notícias Ao Minuto contactou o Major Paulo Mineiro, chefe da área de informação pública da Força Aérea Portuguesa, que assegurou que não se encontram militares portugueses em exercícios nesta base aérea.

[Notícia atualizada com atualização do número de feridos às 18h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório