Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Comissão Europeia diz que vai apoiar Grécia nos desafios futuros

A Comissão Europeia afirmou hoje está pronta para cooperar com o novo Governo da Grécia, acrescentando que o país fez progressos importantes nos últimos anos mas que ainda tem desafios pela frente.

Comissão Europeia diz que vai apoiar Grécia nos desafios futuros
Notícias ao Minuto

12:17 - 26/01/15 por Lusa

Mundo Eleições

Questionado sobre o resultado das eleições gregas, hoje na conferência de imprensa diária em Bruxelas, o porta-voz da Comissão Europeia afirmou que o executivo comunitário "respeita completamente a escolha soberana e democrática do povo grego" e que está disponível para cooperar "com o novo Governo assim que estiver formado".

Margaritis Schinas acrescentou ainda que o país fez "progressos notáveis" nos últimos anos e que a Comissão Europeia está "pronta para continuar a apoiar a Grécia a enfrentar os desafios das reformas que ainda estão em falta".

Apesar de o porta-voz da Comissão não se ter querido alongar neste tema, foi ainda questionado sobre as palavras do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que em dezembro disse que "não gostava que forças extremas chegassem ao poder" na Grécia e que gostaria de "rever caras familiares", o que foi entendida como pressão sobre os eleitores gregos.

O porta-voz da Comissão recusou interpretar quem seriam essas "caras familiares" e afirmou que Juncker já conhecia Tsipras, líder do Syriza, da campanha para as eleições europeias.

O Syriza, partido de esquerda anti-austeridade, ganhou domingo as eleições gerais na Grécia mas sem maioria absoluta: conseguiu 149 deputados, ficando a faltar dois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório