Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Syriza vai formar governo com partido dos Gregos Independentes

O líder do Syriza, partido vencedor das eleições na Grécia, reuniu esta manhã com o presidente do partido de direita nacionalista Gregos Independentes (ANEL), com quem chegou a um acordo para formar um governo conjunto.

Syriza vai formar governo com partido dos Gregos Independentes
Notícias ao Minuto

10:04 - 26/01/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Eleições

Menos de 24 horas depois de terem sido conhecidos os resultados das eleições legislativas na Grécia, surge a confirmação de que o Syriza vai formar governo com o partido de direita nacionalista Gregos Independentes (ANEL).

"Os Gregos Independentes (direita nacionalista) ofereceram o voto de confiança ao Governo. Hoje Tsipras, líder do Syriza, vai encontrar-se com o presidente (Caroulos Papoulias) e vai anunciar o Governo. O objetivo é fazer com que os gregos avancem unidos para recuperarem a soberania nacional", afirmou Panos Kammenos, o líder dos Gregos Independentes, à saída da reunião com o vencedor das eleições de domingo.

O partido Gregos Independentes é a sexta força política do parlamento grego, tendo conseguido 4,75% dos votos, o que se traduz em 13 deputados na assembleia.

As reuniões para a formação de um novo executivo começaram hoje, depois do partido anti-austeridade, Syriza, ter conseguido 149 assentos parlamentares, ficando a dois lugares da maioria absoluta.

A primeira reunião organizada pelo partido vencedor foi com Kammenos mas estão previstos também para hoje encontros com o líder centrista do partido To Potami, Stavros Theodorakis, assim como com o líder do Partido Comunista (KKE), apesar de não se conhecer o calendário das próximas reuniões.

De acordo com uma fonte do Syriza, citada pela EFE, a intenção de Tsipras é prestar juramento ainda hoje e anunciar na terça-feira, ou o mais tardar na quarta-feira, os nomes do novo executivo.

Resultados das eleições:

O Syriza obteve uma vitória clara, com 36,34% dos votos, elegendo 149 deputados, menos dois do que os 151 necessários para a maioria absoluta, quando estavam contados 99,8% dos votos.

Os conservadores da Nova Democracia, atualmente no poder, contavam com 27,81%, percentagem que corresponde a 76 assentos.

Já o terceiro partido mais votado foi o neonazi Aurora Dourada, seguido do To Potami, com 6,28% e 6,05%, ambos com 17 deputados.

Seguiam-se os comunistas do KKE, com 5,47% (15 deputados) e os Gregos Independentes ANEL, e os socialistas do Pasok, com 4,75% e 4,68% dos votos, respetivamente, ambos com 13 deputados.

[Notícia atualizada às 10h46]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório