Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Atacado portal da Malaysia Airlines em apoio ao ISIS

Um grupo de piratas informáticos, que clama apoiar os jihadistas do Estado Islâmico (EI), lançou hoje vários ataques ao portal na Internet da companhia aérea Malaysia Airlines.

Atacado portal da Malaysia Airlines em apoio ao ISIS
Notícias ao Minuto

08:15 - 26/01/15 por Lusa

Mundo Companhia

Num dos ataques, foi colocado como cabeçalho da página a frase "404 - avião não encontrado", numa aparente referência ao desaparecimento, desde 08 de março de 2014, de uma aeronave da transportadora Malaysia Airlines, com 239 pessoas a bordo.

Informações veiculadas pelos media locais indicam ainda que, em algumas regiões, era possível visualizar no site da companhia aérea de bandeira da Malásia a expressão: "O Estado Islâmico prevalecerá". Esta frase teria como música de fundo uma sonoridade rap.

Segundo as agências internacionais, a imagem de fundo também foi substituída por a de um lagarto, ligada ao utilizador do Twitter @lizardmafia.

O grupo em causa, o "Lizard Squad" ("Esquadrão do Lagarto, em tradução livre), que diz ser o "cibercalifado oficial", é conhecido por anteriores ataques de negação do serviço, os quais consistem na sobrecarga dos sites com pedidos de acesso para levar ao seu colapso.

A Malaysia Airlines, que no ano passado sofreu dois acidentes, em que morreram mais de 500 pessoas, divulgou uma mensagem nas redes sociais advertindo para a possibilidade de se verificarem dificuldades no acesso ao portal da companhia aérea de bandeira da Malásia.

"Pode experimentar dificuldades em aceder ao nosso site. Estamos a trabalhar para solucionar o problema", refere um tweet da transportadora.

Após dez meses de busca, prossegue o rastreio do leito marinho numa zona do sul do Oceano Índico, a cerca de 1.200 quilómetros a sudoeste da cidade australiana de Perth, onde alegadamente se despenhou o avião da Malaysia Airlines, que desapareceu a 08 de março do ano passado, com 239 pessoas a bordo, após mudar de rota, na sequência de uma "ação deliberada", segundo os especialistas, apenas 40 minutos depois de descolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório