Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

De escuteiro a 'imperador' do tráfico de droga na internet

Ross Ulbricht já foi escuteiro, mas 'hoje' está a ser julgado nos Estados Unidos por ser o dono do ‘Ebay da droga’. Chegou a ser bolseiro numa universidade de Dallas, sendo considerado entre os seus pares como “promissor jovem investigador” na área da nanotecnologia. Conheça a história deste jovem de 30 anos, que as autoridades acreditam que conseguiu faturar mais de mil milhões de euros, este domingo contada pelo Diário de Notícias.

De escuteiro a 'imperador' do tráfico de droga na internet
Notícias ao Minuto

10:57 - 25/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Depois de ter sido escuteiro, promissor investigador de uma universidade de Dallas, amante da natureza e cidadão ativo, que inclusivamente participou em projetos para levar água potável a famílias pobres do Quénia, Ross Ulbricht enfrenta agora a justiça norte-americana.

O jovem, de 30 anos, seria o responsável pela gestão de um site que chegou a ser chamado o ‘Ebay da droga’, num negócio avaliado em mais de mil milhões de euros. A vida de Ross é contada no site ‘Free Ross’, fundado por familiares e amigos que exigem a sua libertação.

Mas o FBI discorda desta caracterização. Para as autoridades, Ross é ‘Dread Pirate Roberts’, o fundador do Silk Road, um site que funcionou entre 2011 e 2013, onde se vendiam e compravam drogas. Alegam, inclusivamente, que este ‘drug lord’ terá chegado a encomendar assassinatos.

No final de 2013, o jovem foi detido e foram-lhe confiscadas moedas virtuais no valor de cerca de 25 milhões de euros. Porém, o seu site, que era apenas acessível através de um portal onde o anonimato é requisito, em dois anos, terá faturado muitos mais milhões.

Segundo dá conta o DN, quando foi encerrado, o site contabilizava mais de um milhão de utilizadores registados e terão sido feitas através dele 1,2 milhões de transações.

Para o apanhar, o FBI infiltrou um dos seus homens na ‘rede’, sendo que o operacional, para o apanhar em flagrante, teve de conseguir convencer Ross a aceder ao site como o ‘Dread Pirate Roberts’. Nesse momento, em outubro de 2013, foi detido.

Quem o conhece, diz ser difícil de acreditar que o homem de 30 anos é a mesma pessoa descrita pelas autoridades. Na internet surgiram campanhas para o libertar. A família e amigos chegaram a hipotecar as casas para pagar a defesa.

O julgamento começou no passado dia 13 e apesar destes relatos, Ross terá mantido, no seu computador pessoal, um diário onde guardava o seu dia-a-dia empresarial, prova que a acusação acredita será difícil de refutar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório