Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Novo mapa mundial da obesidade traz surpresas

Um novo levantamento feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, revela quais são os países com um maior índice de obesidade. Os dados foram esta quinta-feira partilhados no Daily Mail. Se pensa que é nos Estados Unidos que se encontra o maior número de pessoas com excesso de peso, desengane-se.

Notícias ao Minuto

22:57 - 22/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

Um novo mapa da obesidade mundial, criado pela Universidade de Oxford em parceria com a Clinic Compare, revela que é nas ilhas do Pacífico que se concentra o maior número de pessoas com excesso de peso, sendo o destaque dado às ilhas Fiji e à Austrália.

Segundo os dados avançados pelo Daily Mail, numa escala de obesidade que vai dos zero aos mais de 40%, o país com maior índice é a Samoa Americana, situada na Polinésia, com 74,6% da população obesa. Segue-se a República de Nauru (na Oceânia), com 71,1% de obesidade e as ilhas Cook e o Toquelau, ambos com 63,4%.

Entre as nações mais obesas, encontram-se ainda o Reino de Tonga (57,6%), Samoa (54,1%), República de Palau (48,9%), o Kiribati (46%), as Ilhas Marshall (45,4%) e o Kuwait (42%).

Porém, destacam os investigadores, existem outros países fora da zona do Pacífico com índices de obesidade preocupantes. São eles os Estados Unidos e a Arábia Saudita (ambos com 33%), México (32,1%), África do Sul (31,3%), Argentina (29,7%), Reino Unido (26,9%), Austrália (26,8%), Espanha (26,6%), Rússia (26,5%) e Alemanha (25,1%). Embora não tenham colocado a percentagem exata, Portugal situa-se na escala dos 20% da população total.

Suécia, Suíça, França, Roménia, Itália, Honduras, Brasil, Peru, Paraguai, Bolívia e Colômbia estão no grupo de países em que o índice de obesos ronda os 10%.

Nos países africanos é onde se verifica uma taxa quase nula, senão inexistente, de excesso de peso por parte da população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório