Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

Força Aérea angolana vai ter novos equipamentos

A Força Aérea Nacional (FAN) angolana vai ser equipada nos próximos meses com novos radares, material de defesa antiaérea e aeronaves, disse hoje o comandante daquele ramo das forças armadas de Angola, general Francisco Gonçalves Afonso.

Força Aérea angolana vai ter novos equipamentos
Notícias ao Minuto

16:16 - 21/01/15 por Lusa

Mundo Defesa

A informação foi transmitida durante as comemorações do 39.º aniversário daquele ramo, assinalado hoje com uma cerimónia na Base Aérea de Saurimo, na província da Lunda Sul.

"Está desenhada, neste ano e no próximo, a aquisição de equipamentos para nos irmos adaptando ao novo cenário. Com novos radares, equipamento de defesa antiaérea e aeronaves", explicou o general Francisco Gonçalves Afonso.

Embora sem adiantar o montante deste investimento, disse tratar-se de um plano de modernização que começou a ser estudado há vários meses.

Durante a cerimónia de hoje, que contou com a presença do ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, foi ainda anunciada a prioridade dada pelo Executivo angolano à abertura da Academia da Força Aérea angolana, ainda este ano, e das novas instalações do Instituto Superior de Aeronáutica.

As comemorações deste aniversário decorrem sob o lema "Equipemos e modernizemos a FAN, promovendo a formação e capacitação do pessoal".

No caso da Base Aérea de Saurimo, no interior do país, prevê-se a sua utilização como pista avançada no controlo das fronteiras com a República Democrática do Congo e da Zâmbia.

A Força Aérea Nacional de Angola foi fundada a 21 de janeiro de 1976, logo após a independência nacional. Incorporou inicialmente equipamento deixado no país pelas Forças Armadas portuguesas, durante a descolonização de Angola, integrando mais tarde aeronaves da ex-URSS, que também formou o pessoal daquele ramo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório