Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Abertura de novo aeroporto internacional de Berlim volta a ser adiada

A abertura do aeroporto internacional de Berlim-Brandeburgo (BBI), que deveria ter ocorrido em Junho de 2012 mas foi protelada para Outubro deste ano, vai ser novamente adiada devido a graves deficiências técnicas, informa esta segunda-feira a imprensa alemã.

Abertura de novo aeroporto internacional de Berlim volta a ser adiada
Notícias ao Minuto

08:50 - 07/01/13 por Lusa

Mundo Alemanha

Vários jornais alemães, citando fontes oficiais, indicam estar confirmado o novo atraso devido, principalmente, ao facto de os sistemas de ventilação do terminal para incêndios não estarem a funcionar correctamente.

Segundo o jornal Bild, a Sociedade Aeroportuária de Berlim-Brandeburgo, responsável pela obra que já custou 4 mil milhões de euros, o dobro do inicialmente previsto, comunicou às autoridades, através de uma nota interna enviada antes do Natal, que seria impossível cumprir os prazos definidos.

O chefe técnico responsável pelo novo terminal, Horst Amman, referiu que a instalação para a prevenção de incêndios não se encontrava em conformidade com as autorizações concedidas para a sua construção e que devia ser completamente renovada.

A nova infra-estrutura devia ter entrado em funcionamento em 2010. Contudo, a sua inauguração acabaria por ser adiada para Junho de 2012 e duas semanas antes da nova data protelada até Outubro deste ano, prazo que também não poderá ser respeitado.

Os sucessivos atrasos na abertura do aeroporto levantaram questões sobre o trabalho que tem sido levado a cabo, pela gestão da empresa e pela ala política, especialmente pelo governador de Berlim, o social-democrata Klaus Wowereit.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório