Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Estado Islâmico ameaça matar dois reféns japoneses

O Estado Islâmico ameaçou matar dois reféns japoneses caso Tóquio se recuse a pagar 200 milhões de dólares (172 milhões de euros) no espaço de 72 horas, revela um vídeo publicado hoje pelos jihadistas.

Notícias ao Minuto

08:30 - 20/01/15 por Lusa

Mundo Beirute

Nas imagens, um militante vestido de preto empunhando uma faca dirige-se à câmara em inglês, de pé, entre dois reféns vestidos com macacões cor de laranja.

"Têm 72 horas para pressionar o vosso Governo a tomar a decisão mais sensata e pagar 200 milhões de dólares para salvar a vida dos vossos cidadãos", disse.

O militante explicou que o valor do resgate serve de compensação pela ajuda não-militar que o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe prometeu dar à campanha contra o Estado Islâmico no Médio Oriente.

O Governo japonês garante estar a investigar a ameaça.

"Sabemos destes relatórios. Estamos a discutir o assunto", disse um responsável da divisão de prevenção do terrorismo.

Quando questionado sobre se o Governo considerava este vídeo autêntico, o responsável, que não quis ser identificado, disse à AFP que "isso também está a ser verificado".

Um dos reféns já tinha surgido em imagens divulgadas em agosto, em que se identificou como Haruna Yukawa, e se viu estar a ser agressivamente interrogado pelos sequestradores.

O segundo refém - Kenji Goto - é um jornalista freelancer que criou uma empresa de produção de vídeo, a Independent Press, em Tóquio, em 1996, que produzia documentários sobre o Médio Oriente e outras regiões depois transmitidos nos canais japoneses, incluindo na emissora pública NHK.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório