Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Estudo deita por terra o mito da obesidade saudável

Não existem obesos saudáveis. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo nos últimos 20 anos e que deita por terra todas as teorias – e agora mitos – sobre a obesidade saudável, lê-se no site da Globo.

Estudo deita por terra o mito da obesidade saudável
Notícias ao Minuto

16:27 - 08/01/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

Um estudo da University College of London, no Reino Unido, feito ao longo dos últimos 20 anos, vem deitar por terra todas as teorias sobre a existência de obesidade saudável. Segundo os cientistas envolvidos nesta pesquisa, esta ideia é apenas um estado de ‘saúde relativa’ e um dos mitos mais perigosos da humanidade.

A pesquisa britânica teve em conta a avaliação de 2.521 voluntários e conclui que os obesos até agora considerados saudáveis deixam rapidamente de o ser e tornam-se pessoas com fracas condições de saúde ao longo do tempo, lê-se no site da Globo.

Realizado durante duas décadas, o estudo indica que dos voluntários – homens e mulheres entre os 39 e os 62 anos – que no início foram definidos como obesos saudáveis, por não possuírem fatores de risco metabólico, 51% acabaram por se tornar obesos não saudáveis, tendo desenvolvido problemas de saúde com o passar dos anos. 38% conseguiu manter o estatuto de ‘obeso saudável’ mas sempre com um estado de ‘saúde relativa’, uma vez que continuavam propensos a determinados problemas cardiovasculares, por exemplo.

Do total de inquiridos, apenas 11% deixou de ser obeso nos 20 anos de estudo.

"Um pressuposto central sobre a obesidade saudável é que seria estável ao longo do tempo, mas agora podemos ver que adultos obesos saudáveis tendem a tornar-se obesos não saudáveis a longo prazo. Cerca de metade passaram por essa transição no período de 20 anos do estudo", disse Joshua Bell, um dos autores principais da pesquisa, frisando que "a obesidade saudável é apenas um estado de saúde relativa - é apenas menos mau do que o pior cenário. E como vemos agora, os adultos obesos saudáveis tendem a tornar-se não saudáveis ao longo do tempo, o que fornece mais evidências contra a ideia de que a obesidade pode ser saudável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório