Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

China deixa de controlar preços do tabaco

A China aboliu o controlo de preços da folha de tabaco, o último produto agrícola a ter limites, anunciou este fim de semana a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o principal organismo de planeamento económico da nação asiática.

China deixa de controlar preços do tabaco
Notícias ao Minuto

06:45 - 05/01/15 por Lusa

Mundo Governo

Pequim, 05 jan - A China aboliu o controlo de preços da folha de tabaco, o último produto agrícola a ter limites, anunciou este fim de semana a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o principal organismo de planeamento económico da nação asiática.

O preço da folha do tabaco é, no entanto, apenas um pequeno fator no custo total dos cigarros - um monopólio estatal na China -, o que torna improvável que haja efeitos significativos para os fumadores.

O Governo chinês tem tentado reduzir o consumo de tabaco mas as medidas têm tido um impacto limitado.

O tabaco está entre os 24 produtos e serviços cujo controlo de custo foi removido, incluindo também transporte ferroviário de carga a granel, do envio de encomendas por correio, transporte de passageiros e fabrico de explosivos para uso civil.

A empresa estatal China Tobacco tem o monopólio da produção de cigarros mas o preço do tabaco será determinado de acordo com o "oferta e procura industrial e com os custos e lucros da empresa", disse a Comissão, em comunicado.

De acordo com declarações, hoje publicadas, do dirigente da Comissão Wang Shengmin ao jornal China Daily, a China produz cerca de 2,5 milhões de toneladas de tabaco por ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório