Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Campanha anticorrupçao na China atinge líder associado a ex-presidente

Um destacado dirigente comunista chinês associado ao antigo presidente Hu Jintao, Ling Jihua, está a ser investigado por suspeita de "grave violação da disciplina", anunciou hoje a Comissão Central de Controlo e Disciplina do Partido Comunista Chinês (PCC).

Campanha anticorrupçao na China atinge líder associado a ex-presidente
Notícias ao Minuto

16:53 - 22/12/14 por Lusa

Mundo Hu Jintao

Ling Jihua, 58 anos, é membro do Comité Central do PCC e vice-presidente da Conferência Política Consultiva do Povo Chinês.

Trata-se de um dos mais altos líderes chineses atingidos pela campanha anticorrupção em curso na China desde que o atual presidente, Xi Jinping, assumiu a chefia do PCC, há dois anos.

Entre 2007 e 2012, Ling Jihua dirigiu a secretaria-geral do Comité Central do PCC, um dos organismos mais importantes do aparelho comunista, com acesso direto ao então secretário-geral do partido e presidente da Republica, Hu Jintao.

Era considerado uma estrela ascendente na hierarquia do PCC, mas a sua carreira ficou comprometida em março de 2012, após a morte do seu filho ao volante de um Ferrari.

Segundo uma investigação publicada depois num jornal de Hong Kong, Ling Jihua terá tentado abafar o acidente.

Além de Ling Jihua, a campanha anticorrupção já atingiu o antigo chefe da Segurança, Zhou Yongkang, e um ex-presidente da Comissão Militar Central, o general Xu Caihuo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório