Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Músicas que os cirurgiões gostam de ouvir enquanto operam

O Hospital Universitário do País de Gales, em Cardiff, decidiu descobrir quais as músicas que os cirurgiões mais e menos gostam de ouvir enquanto operam. Segundo a BBC, há uma que é reprovada pela grande maioria: ‘Everybody Hurts’, dos REM.

Músicas que os cirurgiões gostam de ouvir enquanto operam
Notícias ao Minuto

12:28 - 22/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

A música pode ser uma grande aliada da concentração. Pelo menos, alguns médicos-cirurgiões optam por ouvir determinadas canções enquanto operam. Mas quais? Um levantamento realizado no Hospital Universitário do País de Gales, em Cardiff, revela quais as músicas eleitas e as rejeitadas dentro do bloco operatório.

A música clássica, escreve a BBC, é o estilo predileto por grande parte dos cirurgiões. Contudo, existem outros temas mais comerciais e que se fazem ouvir nos blocos operatórios com frequência, como é o caso de ‘Smooth Operator’, de Sade. Por seu turno, ‘Everybody Hurts’, dos REM vence na categoria de pior música para se ouvir enquanto se opera.

O efeito da música na concentração dos cirurgiões foi já alvo de estudo e uma publicação na revista científica British Medical Journal dá conta de que perto de 80% dos médicos e enfermeiros confessam que ouvir música dentro da sala de operações tem um impacto positivo no seu trabalho.

O mesmo estudo, destacado na BBC, indica ainda ouvir música no local de trabalho é um hábito de 62% a 72% dos profissionais de saúde, contudo, a ‘banda sonora’ da operação é, por norma, escolhida pelo cirurgião-chefe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório