Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Trabalhos de construção do Grande Canal inaugurados na segunda-feira

O governo da Nicarágua e uma empresa chinesa, concessionária do projeto do Grande Canal da Nicarágua, inauguram oficialmente na segunda-feira os trabalhos de construção, sob protestos de agricultores e alertas de ecologistas.

Trabalhos de construção do Grande Canal inaugurados na segunda-feira
Notícias ao Minuto

06:18 - 22/12/14 por Lusa

Mundo Nicarágua

As obras do projeto que vai ligar os oceanos Pacífico e Atlântico serão inauguradas com uma cerimónia simbólica e simultânea em Manágua e no departamento de Rivas, no Pacifico, entre as 17:00 e as 19:00, hora local (23:00 de segunda-feira e 01:00 de terça-feira em Lisboa), refere um comunicado da empresa HKND Group, citado pela agência espanhola EFE.

Está previsto que a cerimónia de Manágua seja conduzida pelo presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e o empresário chinês Wang Ching, presidente da HKND Group, disse aos jornalistas o porta-voz da Comissão do Grande Canal da Nicarágua, Telémaco Talavera.

As obras começaram com a construção das vias de acesso às zonas das escavações e de algumas instalações necessárias para realizar o projeto das vias navegáveis, explicou.

Os moradores nas comunidades que serão afetadas pela rota onde passará o canal, com as expropriações dos terrenos, de acordo com a lei do canal, mantêm protestos desde setembro.

Os agricultores deslocados das suas terras levaram a cabo esta semana bloqueios esporádicos de vias públicas, pelo menos em duas comunidades, para onde o governo enviou militares e polícia de choque, sem terem sido feitas detenções, de acordo com ativistas que estão contra o projeto.

O início da construção do canal também desencadeou alertas de ambientalistas, devido à falta de um estudo de impacto ambiental e ao receio que a obra provoque danos avultados no Gran Lago, o maior reservatório de água doce da América Central.

O HKND Group garantiu que os estudos de impacto ambiental estarão prontos entre março e abril do próximo ano.

A via interoceânica deverá ter 278 quilómetros de comprimento, entre 230 e 520 metros de largura e trinta metros de profundidade, incluindo uma extensão de 105 quilómetros no Gran Lago da Nicarágua.

A concessão da construção do Grande Canal da Nicarágua foi outorgada em junho de 2013.

Além de escavar o canal, a HKND Group prevê construir estradas, dois portos, um lago artificial, um aeroporto, um complexo turístico, uma zona de comércio livre, bem como fábricas de aço e de cimento.

O custo total da obra, de acordo com a empresa, será de 50 mil milhões de dólares (cerca de 40 mil milhões de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório