Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Renamo avalia sua "saúde política" em Conselho Nacional na Gorongosa

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) avalia hoje a sua "saúde política" numa reunião na Gorongosa, Sofala, centro de Moçambique, que deverá decidir o futuro do cenário político nacional, disse á Lusa fonte partidária.

Renamo avalia sua "saúde política" em Conselho Nacional na Gorongosa
Notícias ao Minuto

13:04 - 21/12/14 por Lusa

Mundo Moçambique

O Conselho Politico Nacional alargado do maior partido da oposição em Moçambique vai discutir a vida da organização e analisar a atual situação económica e política, neste último, prevendo um debate profundo sobre a fraude eleitoral, que leva o partido a não reconhecer os resultados das eleições de 15 de outubro, exigindo um Governo de Gestão, e a ameaçar impor a nomeação dos governos nas províncias com resultados a seu favor.

"Esta é a primeira reunião em que estão todos os órgãos do partido juntos, porque vamos discutir a vida do partido", precisou à Lusa Antonio Muchanga, porta-voz do partido, assegurando que o órgão deverá tomar decisões importantes que "vão ditar o futuro do partido e da política em Moçambique".

A Renamo rejeita os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), que dão vitória á Frelimo e a Filipe Nyusi e colocam a Renamo e Afonso Dhlakama em segundo lugar e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido e o seu candidato, Daviz Simango, em terceiro lugar.

Os resultados ainda terão de ser validados pelo Conselho Constitucional moçambicano.

Afonso Dhlakama - líder da Renamo, que teve um regresso apoteótico, sábado, na antiga Vila Paiva (Gorongosa), onde se manteve escondido por 11 meses após assalto, pelo exército, do seu acampamento em Sadjundjira - , garantiu que a reunião vai tomar decisões que vão ajudar o Conselho Constitucional a "ajuizar melhor".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório