Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Novo Governo tem de estar preparado para "conflitos" do desenvolvimento

O novo Governo de Macau tem de estar preparado para enfrentar "conflitos profundos" já existente na cidade e "novas questões" derivadas do processo de desenvolvimento, alertou hoje o Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On.

Novo Governo tem de estar preparado para "conflitos" do desenvolvimento
Notícias ao Minuto

13:04 - 20/12/14 por Lusa

Mundo Macau

Ao intervir na receção à comunidade, pouco depois da partida para Pequim do Presidente Xi Jinping, que esteve em Macau para dar posse ao novo Governo, Fernando Chui Sai On salientou que os conflitos existentes e as novas questões não podem desviar o Governo de trabalhar "tendo por base a população" e mantendo um "sentido de alerta".

Chui Sai On destacou também o discurso de Xi Jinping esta manhã onde o Chefe de Estado traçou quatro objetivos para Macau, nomeadamente a formação de quadros, diversificação económica, melhoria do nível da governação e promoção da harmonia e estabilidade e garantiu que o Governo entende as palavras do Presidente, considera-as "orientações básicas dos diversos trabalhos" e vai aplicá-las na sua ação.

Salientando também que Macau tem mantido a sua atenção na construção do "Centro Mundial de Turismo e Lazer" e na "Plataforma" com os países de língua portuguesa, Chui Sai On falou em aspetos positivos da governação, destacou os esforços no apoio aos mais desfavorecidos e vincou que o sucesso se deve ao princípio 'Um País, Dois Sistemas' e ao apoio do Governo central.

Para o futuro e com um governo totalmente renovado, Chui Sai On prometeu continuar a atuar tendo em conta as necessidades da população em áreas tão diversas como a saúde, educação, segurança social e "fazer face" às exigências do desenvolvimento estável" através da diversificação económica, formação de quadros e mais informação sobre a China.

Antes da receção em declarações aos jornalistas, Chui Sai On abordou a delimitação da águas sob a jurisdição de Macau salientando ser um processo que deverá prolongar-se por 2015 e disse também acreditar que as autoridades de Macau agiram dentro da lei quando impediram a entrada na cidade de cerca de dezena e meia de ativistas de Hong Kong que pretendiam entregar ao Presidente chinês uma carta a pedir o sufrágio universal na antiga colónia britânica.

A mesma opinião teve o secretário para a Segurança, Wong Sio Chak, que salientou que a lei local permite, em casos específicos, a proibição da entrada de pessoas e sem detalhar qualquer caso especial, sublinhou que foram seguidos os procedimentos normais.

Também questionado pelos jornalistas, o secretário para a Economia, Lionel Leong, salientou que as palavras do Presidente Xi Jinping são "encorajadoras" e "mostraram" o caminho a seguir, nomeadamente no que toca à diversificação da economia.

Lionel Leong garantiu estar a olhar para todas as áreas além do Jogo e embora reconheça as exposições, cultura e indústrias criativas como caminhos que devem ser mantidos, não exclui também o ambiente ou a educação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório