Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Comissão de Direitos Humanos espera abertura e fim do bloqueio

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) disse, esta sexta-feira, esperar de Cuba maior abertura ao exterior e dos Estados Unidos o fim do embargo unilateral à ilha, após o anúncio do acordo para a normalização das relações.

Comissão de Direitos Humanos espera abertura e fim do bloqueio
Notícias ao Minuto

12:10 - 20/12/14 por Lusa

Mundo Estados Unidos

A CIDH, órgão autónomo da Organização de Estados Americanos (OEA), saudou o anúncio desta semana, afirmando esperar que as medidas "sejam benéficas para a população de ambos os países".

A CIDH espera que a decisão do Governo cubano "seja seguida de maiores medidas de abertura à presença internacional no país", incluindo a órgãos de supervisão de direitos humanos, para conquistar "avanços concretos" na proteção dos seus habitantes.

Relativamente aos Estados Unidos, a CIDH renovou o apelo ao Congresso norte-americano para que levante o embargo, no contexto do diálogo, devido ao "negativo impacto" que tem na população cubana.

No relatório anual de 2013, a CIDH assinalou que, durante décadas, verificou-se na ilha "uma situação permanente e sistemática de vulnerabilidade dos direitos humanos dos habitantes em Cuba".

Em particular, mencionou "as restrições aos direitos políticos, de associação, à liberdade de expressão e de movimento", bem como a falta de eleições e de independência do poder judicial".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório