Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Quando a 'cegonha' chega as hormonas deles também mudam

Uma mulher grávida sabe que o seu corpo é bastante pró-ativo, no que às mudanças hormonais diz respeito. Mas um estudo da Universidade do Michigan sugere que os homens que vão ser pais pela primeira vez também sofrem alterações a nível hormonal. Inclusive ainda antes de o bebé nascer.

Quando a 'cegonha' chega as hormonas deles também mudam
Notícias ao Minuto

13:28 - 19/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Um estudo da Universidade do Michigan concluiu que há duas hormonas nos homens que baixam ainda antes de serem pais pela primeira vez. Outros estudos já referiam mudanças hormonais nos homens quando se tornam pais. Este estudo sugere, no entanto, que as mudanças acontecem ainda antes.

As duas hormonas que sofrem alterações são a testosterona e o estradiol, revela este estudo de que o site Science Daily dá conta. Robin Edelstein, que lidera o estudo e dá aulas de psicologia nesta universidade, assume a parte mais intrigante da investigação: “ainda não sabemos em concreto porque é que as hormonas dos homens mudam”.

Os investigadores assumem que pode haver várias causas, desde mudanças emocionais na antecipação deste momento marcante para a vida de um homem que está prestes a ser pai, passando por mudanças na própria relação amorosa ou até mudanças físicas que ocorrem em conjunto com as companheiras grávidas.

O que é certo, diz este especialista, é que “estas mudanças hormonais podem ter implicações importantes no comportamento paternal assim que os bebés nascem”. Parece haver uma ligação entre o facto de virem a ser pais e sofrerem estas mudanças. O investigador admite, ainda assim, que não podem excluir desde já outro fator, como a idade.

Para este estudo, os investigadores acompanharam 29 casais, entre os 18 e os 45 anos, que iam ser pais pela primeira vez. Fizeram quatro recolhas de saliva durante os meses em que aa gravidez decorreu e, ao longo dos meses, enquanto a barriga da mãe crescia, o corpo do pai também sofreu as suas alterações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório